Ingredientes:
Massa:
125 g de açúcar
65 g de manteiga
2 gotas de extracto de baunilha
2 ovos
130 g de farinha
ou
1 massa quebrada
Recheio:
250 g de açúcar
150 ml de água
1 colher de sopa de farinha
1 colher de chá de amido de milho
250 ml de leite
1 ovo
6 gemas
1 colher de café de extracto de baunilha
100 g de requeijão
1. Unte uma tarteira com manteiga e polvilhe com farinha.
Massa:
2. Forre a tarteira com a massa quebrada, pique-a com um garfo e reserve no frio;
ou
2. Faça a massa: Amasse o açúcar com a manteiga, a baunilha, os ovos, e a farinha. Quando estiverem bem ligados, tape a massa num recipiente e leve ao frio por 20 minutos.
Recheio:
3. Num tacho pequeno, junte o açúcar com a água, mexa e leve ao lume. Quando começar a ferver conte 2 minutos e desligue. Retire e deixe arrefecer (+/- 30 minutos).
4. Num tacho pequeno, misture a farinha e o amido de milho, vá juntando o leite devagar. Leve ao lume até engrossar, mexendo sempre. Transfira para outro recipiente e deixe arrefecer.
5. Ligue o forno a 220ºC.
6. Numa taça média, misture o ovo com as gemas, depois adicione a calda de açúcar em fio e mexendo. Junte também a mistura do leite, a baunilha e o requeijão desfeito.
7. Polvilhe uma superfície com farinha e estenda a massa com o rolo da cozinha e forre a tarteira ou passe à frente se optou pela massa quebrada.
8. Verta o creme na tarteira e leve ao forno 35 minutos (ver nota).
9. Desenforme depois de fria.
Nota: Em primeiro lugar deixem-me que vos diga que esta tarte é DI-VI-NAL! Veio da revista Mulher Moderna na Cozinha... só tenho a cópia mas a receita já deve ser velhinha!
Problemas: Já fiz esta receita 2 vezes. Das duas vezes usei massa quebrada de compra. E das duas vezes durante a cozedura cria-se um fole na tarte... na 1ª vez não fiz nada e o fole ficou feio e rijo... na 2ª espetei o fole (mais do que uma vez) e apesar de não ficar uniforme, como na revista, achei que está óptimo. Penso que o meu mal foi não ter furado a massa quebrada! Será?! Também suponho que se fizer a massa como eles indicam, este fole não acontecerá! Ou sim! ;)
Mas se alguém decidir fazer, seja usando a massa quebrada e furar com o garfo, ou seja fazendo a massa como na receita original, depois digam como correu. Eu ainda não desisti dela... mas terei de esperar uma outra ocasião para a voltar a fazer e testar novamente :P