Ingredientes:
6 maçãs pequenas
400 g de açúcar
125 ml de glucose
175 g de água
Corante alimentar (uso em gel)
6 sticks de plástico ou pauzinhos de espetadas
6 forminhas de papel grandes
1. Lave muito bem as maçãs e seque-as com um pano.
2. Retire o ramito da maçã e espete o stick.
3. Num tachinho, junte o açúcar, a água e a glucose e mexa bem.
4. Leve ao lume até atingir 140ºC (esperei até os 135ºC).
5. Retire do lume e adicione o corante e mexa.
6. Passe as maçãs pelo caramelo, rodando-as... escorra ligeiramente e coloque-as sobre forminhas de papel untadas com manteiga.
Nota: Tão lindas!!! Fizeram imenso sucesso visualmente... mas na verdade poucos foram os que provaram... e porquê? - Porque ninguém tinha provado e julgavam que "aquela coisa vermelha" fosse mole... que dava para dar uma trinca directamente na maçã. Ou porque a maçã não estava descascada!
Bem esta receita não é bem assim...
Na verdade, eu também nunca provei as "verdadeiras maçãs do amor" que se vendem na Disneyland de Paris... portanto não sei se são rijas ou moles... Alguém sabe?
Andava à procura de receitas para o Halloween e encontrei o vídeo que deixo em baixo para umas maçãs do amor horripilantes e decidi testar.
Ora, estamos a fazer caramelo, portanto eu já esperava que ficassem rijas... e assim foi... tanto nas maçãs do Halloween, como estas maçãs que fiz para o aniversário da minha sobrinha, o caramelo solidifica sobre a maçã.
Contudo, devo dizer que AMOOOOO a combinação de maçã crua com caramelo. Adoro mesmo. Mas não é para todos os dentes. ;)
Talvez seja suposto ser mole e ser possível de dar trincas directamente na maçã... talvez esta não seja a receita certa... Mas eu gosto dela na mesma! ;)