skip to main |
skip to sidebar
Ingredientes:Tomates cherry q.b.Patê q.b.Sal grosso q.b.1. Comece por fazer um patê à sua escolha (não é preciso muito).2. Lave os tomates cherry. 3. Corte-os a meio e, delicadamente, retire o recheio dos tomates.4. Recheie os tomates cherry com o patê que fez.5. Espalhe uma camada de sal grosso no prato onde vai servir os tomates e coloque-os sobre o sal.6. Sirva e delicie-se.Nota: Descobri esta maravilha quando fui a um casamento e estavam a servir estes tomatinhos como entradas...À primeira vista fiquei reticente, quando vi o sal fiquei admirada... mas quando provei fiquei maravilhada.A combinação dos três sabores é perfeita. O sal para mim faz toda a diferença, sem ele não é a mesma coisa... Mas não se preocupe que não vai ficar salgado! O tomate apenas vai "agarrar" 3 ou 4 grãos de sal. Fiz estas entradas para os meus convidados especiais, a Kita e o Pedro, que vieram do Porto para passar o fim de semana em minha casa (muito gosta ela de vir para minha casa!! lol lol).
Ingredientes:150 g de mini marshmallows50 g de manteiga, em temperatura ambiente250 g de pepitas de chocolate amargo com 70% de cacau 2 colheres de sopa de água284 ml de natas1 colher de chá de aroma de baunilhaChocolate branco q.b.1. Coloque os marshmallows, a manteiga, as pepitas e a água num tacho ao lume baixo.2. Vá mexendo ocasionalmente até os ingredientes derreterem.3. Retire do lume.4. Batas as natas firmes adicionando o aroma de baunilha.5. Envolva as natas, delicadamente, ao chocolate até ficar bem homogéneo.6. Distribua por 4 tacinhas e leve ao frigorífico.7. Antes de servir, decore com raspas de chocolate branco.Nota: Estava a ver o novo programa de televisão da Nigella chamado: Express (receitas extremamente rápidas para mulheres com falta de tempo) e estava a impressionada com a rapidez e facilidade que ela fez esta mousse e fiquei a babar com o aspecto final.Contudo ela dizia que a mousse era quase que instântanea! Mas eu discordo... Tinha planos de fazer esta mousse umas duas horas antes de os meus convidados do PORTO chegarem... mas acabei por decidir fazê-la na noite anterior... foi a minha sorte! Porque senão tinhamos bebido mousse de chocolate!Na verdade, a mousse fica líquida assim que se acaba de fazer e precisa de umas boas horas até ficar sólida... não sei quantos takes ela precisou para fazer a mousse... mas é melhor fazer a mousse com tempo de antecedência.Para verdadeiros amantes de chocolate negro... esta mousse é perfeita...Já eu... não apreciei! Sabe EXTREMAMENTE a cacau e apenas usei pepitas com 52% de cacau!!A cor da mousse é sublime... e pronto... como disse... aconselho para verdadeiros amantes de chocolate negro.A receita também está no site da Nigella.
Ingredientes:1 ou 2 costeletas de vaca (depende do tamanho delas)8 dentes de alho Azeite q.b.3 folhas de louro Sal q.b.Pimenta q.b.Colorau q.b. 1/2 copo de vinho branco1. Tempere a(s) costeleta(s) com sal.2. Numa sertã, aqueça o azeite.3. Acrescente a pimenta, o colorau, os alhos laminados e o louro em pedaços.4. Deixe dourar.5. Coloque a(s) costeleta(s) e deixe a cozinhar até estar a gosto (para mim a carne de vaca tem de ser muito bem passada).6. Retire e reserve.7. Ao molho que ficou na sertã, acrescente o vinho branco e deixe ao lume uns 5 minutos a evaporar.8. Regue a carne com o molho. Nota: Aproveitei que as costeletas estavam em promoção e decidi experimentar uma vez que nunca tinha comido... o pior foi arranjar uma receita... foi no blogue da Missy que eu encontrei esta receitinha e pus logo as mãos à obra. É muito simples mas muito deliciosa esta receita!!!!Eu comprei duas costeletas que não eram assim tão grandes, depois calculei que elas iam encolher... resultado... mesmo encolhendo tinha dado para 3 pessoas =D
Ingredientes:1 pato com 1,5 kg a 2 kgs1 folha de louro200 g de presunto1 chouriço de carne6 grãos de pimenta preta1 colher de sopa de azeite2 colheres de sopa de banha2 cebolas grandes1 colher de sobremesa de açafrão2 cravinhos1 ramo de salsa1 lt de água1 colher de sopa de manteiga2 dentes de alho picados1 cebola picada300 g de arroz2 gemasSal q.b.1. Lave o pato e escorra-o. 2. Parta-o em pedaços e tempere com sal e a folha de louro deixando tomar gosto durante 1 hora.3. Quando o tempo terminar derreta a banha numa frigideira e core o pato.4. Retire-o e coloque a gordura, onde corou o pato, numa panela e junte as cebolas cortadas em quartos, o presunto e o chouriço inteiros.5. Adicione o pato, o açafrão, os cravinhos, a pimenta e a salsa.6. Cubra com a água, tape e deixe cozer durante 45 minutos (eu prefiro colocar na panela de pressão).7. Retire o pato da panela e deixe que arrefeça um pouco.8. Desfie o pato eliminando as peles e os ossos.9. Passe a água onde cozeu o pato por um passador.10. Corte o presunto e o chouriço às rodelas.11. Derreta a manteiga com o azeite e refogue a cebola e os alhos picados.12. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco.13. Junte duas medidas da água onde cozeu o pato, tape e deixe cozinhar em lume brando até secar a água. Solte o arroz com um garfo.14. Num tabuleiro refractário, distribua uma camada de arroz, outra com o presunto e o chouriço, outra com o pato desfiado e por fim acabe com uma camada de arroz.15. Bata as gemas e com um pincel espalhe-as sobre o arroz.16. Decore com umas rodelas de chouriço e leve ao forno durante 10 minutos ou até tostar.Nota: Parece muito trabalho para uma refeição? - Sim de facto dá muito trabalho, leva muito tempo, suja muita loiça... mas se vale a pena? SEM DÚVIDA ALGUMA!Adoro este prato... foi dos primeiro pratos que fiz assim que me iniciei na cozinha... muitas das vezes substituía o pato por frango, uma vez que era mais económico!A receita veio da revista Segredos de Cozinha.Dá perfeitamente para 4 pessoas.
Ingredientes:500 g de figos descascados300 g de açúcar2 colheres de sopa de vinho do porto1 colher de sopa de sumo de limão70 g de nozes (opcional)1 pau de canela (opcional)1. Desfaça os figos em pedaços e coloque-os numa panela.2. Adicione o açúcar, o vinho do porto e o sumo de limão (e o pau de canela se desejar).3. Ligue o lume no mínimo/médio e envolva os ingredientes com uma colher.4. Deixe o doce cozer durante 15 minutos, mexendo ocasionalmente.5. Se optar pelas nozes, adicione-as 1 minuto antes de desligar o fogão.6. Desligue o lume e coloque o doce dentro de um frasco esterilizado.Nota: Depois do doce de tomate este é sem dúvida o meu segundo doce favorito!!Que maravilha de doce.Felizmente tenho uma figueira de figos pretos, não sei como se chamam, só sei que são escuritos e bem docinhos... =DEsta receita vem do blogue Tertúlia dos Sabores, e dá para 500g de doce. Fiz apenas para mim... mas depois a minha mãe provou, gostou e pediu para fazer para ela... portanto voltei a fazer a receita e dividi por dois frascos... um para a mãe e um para a sogra que também adora figos!
Ingredientes:
Batatas q.b.Sal q.b.Margarina q.b.1. Lave e descasque algumas batatas.2. Unte, generosamente, o tabuleiro do forno com margarina.3. Corte as batatas em rodelas finas e disponha-as no tabuleiro, ligeiramente umas sobre as outras.4. Tempere com sal e leve ao forno até começarem a dourar.Nota: Receita tão simples mas que ainda não me tinha passado pela cabeça. Provei estas batatas pela primeira vez em casa de uns primos do meu xuxu, a Cecilia e o Miko. Aliás a receita até é do Miko, que é eslovaco... daí eu ter dado o nome de Batatas Eslovacas!!Gostei tanto delas que experimentei logo a fazer...
Confesso que experimentei 3 vez antes de publicar, a primeira usei azeite (porque os primos também usarem azeite), mas tem que ser na quantidade exacta... porque se for demais a batatas ficam empapadas e nada estaladiças... mas colocar menos, agarram-se ao tabuleiro e ficam tão estaladiças que se partem completamente... à terceira usei margarina =D correu muito bem!!!!!