segunda-feira, 6 de julho de 2009

Bolo de Aniversário I



























Ingredientes:
6 ovos
185 g de açúcar
75 g de farinha
0.5 massa folhada
4 gemas
5 dl de leite
40 g de custard
110 g de açúcar
1 limão (casca)
1 pau de canela

1 colher de sopa de chocolate em pó

1. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal. Corte uma tira da massa folhada (do tamanho de metade do tabuleiro que irá usar para o bolo) e leve ao forno quente para enfolar e querer dourar.
2. Enquanto isso vamos ao bolo, numa taça bata 6 gemas com o açúcar até ficar uma massa grossa e esbranquiçada.
3. Depois junte a farinha e deixe ficar a bater mais uns minutos.
4. Bata as claras em castelo e envolva-as, delicadamente, na massa.
5. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma rectangular grande.
6. Verta o preparado para a forma e leve ao forno a 180ºC por uns 15 a 20 minutos.
7. No fim de cozido deixe arrefecer um pouco, corte a meio e com ajuda de uma espátula desenforme ambas as partes. Reserve.
8. O recheio e cobertura, leve o leite ao lume, juntamente com a casca de limão e o pau de canela, até ferver. Numa tigela misture o açúcar com as gemas e bata bem. Junte depois a farinha cusdard e mexa bem. Adicione o leite em fio e coado mexendo sempre. Leve esta mistura ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer um pouco.
9. Num prato coloque metade do bolo, depois a massa folhada, barre com o creme de pasteleiro e cubra com a outra metade do bolo.
10. Barre o bolo com o restante creme de pasteleiro. Ao restante creme junte uma colher de chocolate, coloque no saco de pasteleiro e escreva o que desejar.
11. Decore a gosto...





























Nota: Decidiu-se assim de repente fazer um almoço no dia seguinte e encarregaram-me de fazer uma bolo de anos para comemorar os anos do meu pai e do meu sobrinho mais velho...
Ora, já não havia tempo de ir às compras e no dia a seguir era para esquecer... decidi fazer um bolinho simples com o que tinha em casa... mas ainda deu algum trabalho lol =D
Apesar de a apresentação ficar muito a desejar, estava delicioso. Pão de ló com massa folhado bem ao gosto do meu pai... e do meu também! =D

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

10 comentários:

Missy disse...

que belo bolo !
parabéns aos aniversariantes !

bjka

Anónimo disse...

Muitos parabéns a todos...
Aniversariantes e cozinheira.
O bolo ficou uma delícia...
Bjs

Helena disse...

Desculpa, mas acho que o bolo tem uma apresentação fantástica. Tem um aspecto delicioso. Nham, nham, já estou a babar.

Parabens, em cima da hora e conseguiste fazer um bolo bem apetitoso.

Bjocas

Susana Gomes disse...

Juliana, pois eu acho que além de estar todo pimpão, tem um ar bem delicioso! :)

ameixa seca disse...

Pois eu acho que ficou muito bem e não deixou nada a desejar. Parabéns aos aniversariantes :)

anabenfica disse...

Tem realmente um aspecto delicioso!!

Eu também adoro massa folhada com pão de ló!

Bjitos

BomBokita disse...

assim de repente é que é bom amiga!!! esta lindo!!!

faz um destes de repente pa dia 17 que vou ai come-lo!!!!

moranguita disse...

ju foi a pressa mas correu bem eu acho. e os bolos simples sao sempre os melhores.
beijinhos

Anónimo disse...

A massa folhada tem que se picar com um garfo antes de ir a cozer ou não? desculpe a ignorância e obrigado.

disse...

Anónimo, eu não piquei a minha massa folhada. Mas se picar também não vai acontecer nada de mal =)