terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O que se passa com o meu bambu???

Hoje era para postar uma receita mas acabei por decidir solicitar ajuda!!!
O meu bambu anda a ficar amarelo e eu não sei porque.... =(
Já o tenho há 4 anos e meio e tenho muita pena se ele estiver a morrer...
Alguém me pode explicar o que se passa com ele?
Pleaseeeeeeee....
Tem solução?

RESULTADO:
Segui os conselhos que me foram dados e imagem só!? O meu bambu sobreviveu!!!!!!!!
Retirei as folhas amarelas e coloquei terra bastante húmida dentro do vaso.
De certo que lhe faltavam nutrientes =D
2 meses depois continua depenado mas está vivo!!!
Obrigada a todas(os).
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

22 comentários:

Célia disse...

Oh! Gostava de poder ajudar, mas não percebo nada de flores, lá em casa até os catos morrem.
Espero que o consigas safar.
Beijinho.

Belinha disse...

os meus também ficaram assim...não sei porquê :(

Sara Ramos disse...

Olá Juliana tenho muita pena que o teu bambu esteja doentinho.
Eu nao tenho muito jeito para as plantas... :(
Que recupere rápido.
Beijinhos

Piteca disse...

Também tive um que passado um tempo começou a ficar amarelo, o que eu fiz foi cortar toda a parte amarela para não espalhar mais. Uns tempos depois voltou a rebentar. :) Mais tarde acabou por morrer porque eu me esquecia de o regar...eh eh eh! :P
Beijocas e boa sorte!

disse...

Mas oh Piteca, se eu for a cortar a parte amarela... vou cortar a rama toda... porque começou debaixo... =(

Marisa Duarte disse...

OLha, o meu tambem está assim,quando ele começa a amarelar corto até ao nó, que depois rebenta. Sim perdes a rama, mas é preferivel do que perderes a cana toda, porque depois ela vai crescer!

Margarida disse...

Olá Jú. Essa "doença" que ataca os bambús a uma determinada altura não tem solução, pelo menos foi o que me disseram na florista quando aconteceu aos meus. Podes cortar mas mais tarde vai aparecer no tronco. Se não cortares ele vai amarelecendo por completo e apodrece. De qualquer forma quando se tem mais que um na mesma jarra deve-se imediatamente retirar o saudável para não ficar contaminado pelo outro.

Sónia N. disse...

Os meus também estão assim e já os tenho à muitos anos... Estava à espera de encontrar aqui a resposta.Já tive outro que secaram por completo e não foi falta de água.

Bjinho

Sónia N J disse...

Olá Jú
Aconteceu o mesmo com o meu, e falei com uma florista (aí de Pombal) e ela disse que a média de vida de um bambu é de 2 anos, logo o teu já está velhote :). Depois disse para cortar o amarelo, para ver se rebentava. Cortas esse rebento, junto ao pau principal. Pode ser que aguente mais uns tempos. E não gostam de andar sempre a mudar de sitio.

disse...

ohh não sei se tenho coragem de cortar o meu bambu... comprei-o no ikea quando eu e o meu xuxu nos juntamos... dizem que os bambus trazem sorte...
e a verdade é que até temos tido bastante sorte... começou a amarelar e imaginem só: apareceu logo uma multa para pagar e... a minha família esta a passar um mau bocado...

Sissamar disse...

Eu tinha 3 juntos e tb acabaram por morrer, nem duraram tanto como o teu. O que me disseram tb foi que podia ter cortado a parte amarela que ele rebentava depois por outro lado, mas já era tarde, já tinha deitado fora!
Beijinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ai Ju, infelizmente não entendo nada de plantas, vou ficar te devendo essa! Bjos e boa sorte!

Alda disse...

O meu começou a ficar amarelo no tronco e não nas folhas, Fui cortando a parte amarela até que cortei toda e só ficou mesmo a parte das folhas. Agora é um mini-bambu mas tem folhinhas novas.
A min disseram-me para lhe mudar a água todas as semanas e limpar a jarra onde está. Não lhe pôr água da torneira.
O meu tem 2,5 anos.

Anónimo disse...

Tb não percebo nada de plantas, mas gostei da ideia de os bambus trazerem sorte. Bem que preciso desde à mais de quatro anos que ando numa maré de azar.
Vou já comprar um.
bjs

Helena Oliveira - Montijo

SuFerreira disse...

Eu também não sou nenhuma expert em flores, mas não será luz a mais e esta a ficar queimado ? Demasiada luz ou demasiado fertilizante. Muda o recipiente de um sitio com menos luz .

Miguel disse...

É daqueles que estão sempre dentro de água? Mais cedo ou mais tarde vão morrer, tal como todos os seres vivos. A planta só de água não vai conseguir viver eternamente, faltam-lhe os nutrientes. Os bambus no meio natural estão em terra, mesmo que esteja alagada. É como se fosse um ser humano que consegue estar algum tempo sem comer mas acabará por desfalecer. Com a planta passa-se a mesma coisa, não tem alimento.

A história da sorte ou do azar dos bambús é puro marketing comercial!

Um abraço.

Norieta, Mãe e Mulher disse...

olá Juliana, eu tenho aqui no consultório 2 bambus desde 2002 e de vez em quando tb ficam assim , apenas retiro as folhas amarelas e sempre usei agua da torneira, n tenho mais cuidados com eles.
Boa soret com os teus!
Nory

disse...

O que o Miguel diz faz sentido... sempre dei água da torneira... nunca usei fertilizantes nem nutrientes =(
Está sempre no mesmo sítio e nunca apanha luz directa...
Se calhar o meu bambu está a desfalecer por falta de nutrientes =(
Não sou capaz de cortar a rama ao meu bambu... mas vou seguir o conselho da Nory e retirar as folhas amarelas.
E vou pesquisar na net como dar nutrientes ao bambu.
Obrigada a todos! =)

Anónimo disse...

Olá descobri este blog recentemente e estou a gostar muito.
Como está agora o bambu?
Aqui poderão ajudar-te:
http://conhecerasplantas.forumeiros.com/

Maria

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Aconteceu o mesmo aos meus bamboos faz tempo, o que fiz na altura foi cortá-los (a parte das folhas com um pedaço de tronco) e coloquei na terra, não sei se foi sorte, mas hoje tenho um vaso cheio de bamboozinhos :)
O que me disseram na altura é que os bamboos na água não duram mais que 3 a 4 anos.
Espero que consigas salvar o teu :)

Gabi disse...

A solução pode parecer difícil...olharam embaixo da raiz? Se estiver estufada e aberta pode ser MTA umidade. Corte embaixo da raiz até tirar a parte fofa...vede com umas gotas de vela..e deixe aberto somente as raízes...o bamboo n pode estar aberto embaixo ou.em cima senao apodrece...

Unknown disse...

Verdade! Eu tbm acho. Eu amo essa planta. A sorte vem de Deus