segunda-feira, 27 de julho de 2009

Chicharros Fritos

O título do meu blogue não foi escolhido ao acaso...
Ninguém nasce ensinado... e mesmo aprendendo... ninguém sabe tudo... portanto decidi colocar uma etiqueta para os meus verdadeiros desastres culinários... =D
Porque de vez em quando também me acontecem... e não é só mostrar aquilo que faço bem ou razoavelmente bem... hehe

Sendo assim mostro-vos o que deveriam ser chicharros fritos... penso que esta é a 3ª vez que tento fazer e me corre assim... desmancham-se todos!!!! Não consigo fritar uma posta sem que ela se pegue ao fundo, sem que a pele fique agarrada à frigideira, sem que a posta se desfaça aos bocados... grrr...

























Alguém sabe dizer-me o que estou a fazer mal?
Existe algum truque?
Ou é mesmo daquelas coisas que acontecem com razão uma razão de ser? Neste caso para eu não comer fritos? lol

PS: Não gozem muito! lol lol


  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

27 comentários:

A Trofa tem Cozinheira disse...

heheheh olha que agora parti-me a rir!!!
nao faço ideia o porque desses xixarros estarem TAO APEGADOS a frrigideira!! nao terás o oelo quente demais? estas a passa-los bem por farinha??

FOI IMPOSSIVEL NAO ME RIR!

disse...

epá na boa! ri-te pr´ai!!!

olha usei azeite, não óleo...
farinha desta vez não usei, mas na 2ª tentativa tinha usado e o resultado foi o mesmo...

Cristina disse...

LOL Por essas é que evito de fazer carapau em casa. Nem no grelhador se safam.

Não tens nenhuma frigideira anti-aderente? Experimenta, pode ser que ajude.

seruga disse...

OLÁ,POIS É JÚ ESTOU GRAVIDISSIMA...EHHEEH! MAIS UMA MENINA A CAMINHO...ESTOU MUITO FELIZ,AH,FINALMENTE RECEBI A TUA VISITA. BJINHOS,FICA BEM....

Helena disse...

Deixa aquecer bem o azeite e passa-os bem por farinha. Mas antes de passar por farinha enxuga-os bem. Será que enches demasiado a frigideira? ou colocas pouco azeite?.

Bjocas

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Minha querida.. não sei..
eu quando faço, e com oleo, primeiro limpo-lhe bem a agua e passo por farinha e frito numa sertã anti-aderente.. olha vai tentando
beijinhos

disse...

As dicas foram:

1. Uma frigideira anti-aderente.
2. Aquecer bem o azeite.
3. Limpar bem a água do peixe.
4. Passar por farinha.

Vou experimentar em breve... a ver vamos... hihi

SoraiaSilva disse...

Jú..
Desastres acontecem-nos a todas, não te preocupes!!
E quanto ao peixe, eu acho que os "truques" são mesmo os que colocaste acima :D
Para a próxima corre melhor!
Acredita!
beijinhos*

ameixa seca disse...

Eu adorava chicharros até me começarem a saber a petróleo e a areia. Deixei de comer. Têm que ser bem enxaguados e bem passados por farinha :) É a única coisa que sei!

gasparzinha disse...

Eu não faço fritos em casa, por isso não posso ajudar.

Mas assim é que é: na alegria e na tristeza, estamos cá para partilhar! :) :) :)

Beijinhos.

Ana Maria disse...

bom dia Jú

Peixe frito tem dstas coisas. Mas parece-me que as dicas acima são as acertadas. Possivelmente pôes pouco azeite na frigideira(parece pela foto).
Eu raramente frito peixe, mas quando o faço é com óleo que quase cobre o peixe, bem assado por farinha. Nunca experimentei sem farinha.
De qualquer modo o facto do peixe se desfazer é bom sinal. Quer dizer que é muito fresco.
Para a proxima corre melhor, mas aposto que se comeu na mesma......
Bjnhs

carvoeirita disse...

Olá Juliana
Eu uso sempre uma frigideira anti aderente, uso azeite e passo-os sempre por farinha de milho.
Eu sou da figueira e as peixeiras sempre me disseram para passar por farinha de milho para o peixe ficar mais crocante e não salpicar.
Experimenta!espero que consigas!

SoraiaSilva disse...

Jú..
Deixei um selinho para ti no meu Blog <3
Beijinhos*

Lígia Mota disse...

Olá eu frito várias vezes chicharro e ficam divinais. Numa frigideira anti aderente coloco metade azeite e metade óleo deixo aqueçer bem, em seguida passo o chicharro por bastante farinha MILHA (a que utilizamos para fazer farinha de pau), então aí estes peixinhos ficam com uma camadinha bem douradinha e tostadinha como todos nos gostamos, por fim qd ainda tem bastante gordura na frigideira coloco a saltear uma cebola, alho e então aí é a ``cereja em cima do bolo``
BJS e Bons CHICARRINHOS:::::::

Anónimo disse...

Não costumo comentar os blogues por onde passo, mas quando vi os teus carapaus acho que precisas mesmo de ajuda. Cá vai a minha maneira de fritar peixe.
Atenção para fritar também não convem carapaus muito grandes, esses são melhores para assar.

1º Depois de os arranjares (tirar as tripas e lavares) salpicas o peixe num daqueles alguidares com buraquinhos (por exemplo da hora do almoço até ao jantar deixas ficar assim no frigorífico). Se for para refeição imediata é melhor sapicares e deixares no alguidar dos buraquinhos uns 20 minutos. Eu por exemplo tempero os carapaus, deixo ficar a tomar o sal e escorrer, faço o arroz de tomate e a salada, quando o arroz está quase pronto começo então a fritar o peixe.

2º Quando vais fritar já estão mais secos. Passa pela farinha, devem ficar bem cobertos de farinha.

3º Pões o oléo na frigideira de maneira que vejas que o peixe fica quase todo coberto talvez quase uns dois dedos de altura.(eu uso oléo, quando não tenho uso azeite, mas ficam sempre melhores com o oléo e uma vez por acaso o oléo tb não faz mal). Para veres que o oléo está quente pões a mão por cima da frigideira sem te queimares e vais ver que sentes vir o quente do oléo. Põe o peixe a fritar, uns cinco de cada fritada (isto tb é conforme a frigideira).

3º Se começares a ver que o peixe está ficar castanho (devem ficar loirinhos) está a queimar, baixas o fogão. Nunca uses a boca maior, use sempre a média... para não aquecer demasiado o oléo, senão começam a queimar e tens que mudar de oléo.

4º Tens também que dar volta ao peixe... quando veres que estão loirinhos em baixo dás a volta ao peixe para fritar do lado de cima, usa um garfo.


Embora alguem tenha comentado que o peixe se desfaz por estar fresco, a minha experiência diz-me que é ao contrário peixe mole e a desfazer assim é sinal de que foste enganada na compra... é peixe retardado.
Portanto muito atenção logo na compra, carapau é peixe muito sensível (olha para os olhos do peixe se estiver avermelhado e baço não é fresco).

Espero ter te ajudado... eu quando comecei era como tu, na casa da mãe não havia tempo para dedicar à cozinha e a mãe fazia o que era mais cómodo... portanto quando casei e vieram os filhos tive que me desenrascar.

Lília Monteiro

disse...

Gostei da ideia da farinha de milho... da próxima vez vou usar.
Obrigada a todas... foram umas queridas em me ajudar... é que o orlando adora isto...
Mas para a próxima vai correr bem... tem de correr. lol
Lília, muito obrigada pela a sua explicação... não tem como correr mal da próxima vez. Contudo em relação ao peixe, é fresquissimo. A peixeira trabalha aqui na minha beira, e é de extrema confiança. Quando não está bom ela diz logo.
Mais uma vez obrigada a todas.
Beijinhos.

Susana Sousa disse...

Oh que gira experiencia. Hoje o me almoço foram sardinhas miudinhas frita e ficaram crocantes e durinhas.
Passo sempre por farinha de milho da amarelinha, so coloco no oleo qd ja esta bem quentinho e começa logo a frigir. Tambem nao se deve virar antes do tempo, senao desfazem, tem que estar com cor ja de fritinho de um lado e depois entao virar do outro :-)
Bora lá fazer uma passo a passo dos carapaus?
Bjs. Su.

Eliane Jacira Ramos Brasil disse...

Olá... resumidamente o que acho que deverás fazer é utilizar uma boa frigideira que não pregue ao fundo, ter o óleo bem quente e passa-los bem na farinha de milho, sem sacudir antes de irem pra frigideira.. .e já agora... só se vira pra fritar o outro lado depois de o k ficou 1º por baixo já estar prontinho e estaladiço...
beijo

Cor de Chá disse...

Olá! Todas as dicas dadas anteriormente são úteis e acertadas. Também me parece que pões pouco óleo na frigideira. Ocorreu-me que a tua frigideira pode também ser a causa do problema (sempre me disseram que se lavarmos as frigideiras com esfregão depois os alimentos vão pegar). Não sei se é o caso, mas porque não experimentas comprar uma frigideira nova e anti-aderente?

Agora gostaria de dar-te uma sugestão para o tempero. Cá em casa sempre se temperou este peixe em específico com sal, pimenta, alho e vinho branco. Deixa-se a tomar gosto umas horas, depois escorre-se bem o líquido, passa-se por farinha e toca a fritar :D

E um truque que podes usar para saber qdo o óleo está quente é colocar um pouquinho de pão dentro da frigideira e qdo ele começar a frigir, tens o óleo no ponto.

Muito importante também, é como já disseram, nunca virares o peixe antes de ele estar dourado. Se o fizeres, desmancha-se.

Espero ter ajudado :)

Guidinha Pinto disse...

Enrei aqui não sei como, mas gostei do que vi. Vou deixar a minha dica sobre peixe frito, na generalidade.
A causa principal de pegar no fundo é a frigideira. Tem de ser antiaderente, porque já não existem as de ferro preto que a minha avó utilizava. E sendo antiaderente, não necessita encher de óleo. Azeite uso para fritar bifes. A farinha de milho (fininha) é a melhor para fritar peixe. O peixe, depois de estar a salgar um pouco, o que já lhe retira algum do líquido, deve estar ou ser enxuto, nem que tenha de o envolver em papel de cozinha para lhe retirar toda a humidade superficial. Seguidamente - eu utilizo um saco de plástico dos transparentes com a farinha lá dentro - coloco os pedaços ou peças de peixe lá para dentro e sacudo ao de leve. O peixe é envolvido pela farinha na sua totalidade.
Depois o óleo deve estar quente, mas não muito. O pedacinho de pão é uma boa idéia para calcular a temperatura ideal. Ele começa a girar ao cimo do óleo e a dourar. Aí, é só fritar de um lado e de outro, tendo o cuidado de só virar a peça (eu uso um garfo e uma espátula para o ajudar a encostar e ajeitar na frigideira) quando estiver frita do lado de baixo.
Não vim acrescentar muito mais ao que foi escrito anteriormente. Só quero frisar que, se investir numa boa frigideira anti-aderente, vale a pena. Se a cuidar bem, ela dura e faz lá tudo, peixe, carne, omeletes, até grelha. Eu tive uma dessas, como prenda de Natal ;)
Continue com esses bons cozinhados. Vou voltar a visitá-la.
Fique bem.

Anónimo disse...

Olá!!

eu adoro esses peixinho.
é de facto dificil fritar sem farinha, mas ficam muito mais ggostosos.
Aqui vai a dica:
Coloca bastante oleo na figideira e deixa ferver bem. Limpa o peie em rolo de cozinha e voila....

espero que corra bem!

sónia Cruz

Deo disse...

Olá.
Sou nova por aqui e não percebo muito de culinária (sou novinha ainda). Mas estava aqui a pensar. Não será pouca gordura (azeite ou óleo)ou pouca farinha? uma vez experimentei fazer pescada e também saiu mal, mas estava congelada e por isso ficou preta e crua. Acho que não foi de mim porque eu cheguei a fazer chaputa frita e ficou bastante bem. talvez seja por teres pouco óleo na frigideira ou por estarem mal passadas em azeite...
desculpa não poder ajudar mais.
beijinhos

isabel disse...

lol...agora fizeste-me viajar até uma cena que já vai longe..um dia fui passar uns dias a casa de uma tia:estava ela a fritar umas petingas quando lhe foram bater á porta.Para o meu azar e convencida de q eu já sabia cozinhar, minha tia incumbiu-me essa árdua tarefa que era de virar e acabar de fritar as sardinhas...pois...o jantar teve de ser outro! :-)Portanto...a praticar é q aprendemos!

Anónimo disse...

Lol.. é assim pa mim o tempero do chicharro deve ser feito só c sal e deves coloca.los a fritas c a frigideira bem quente! O truque é estar BEM QUENTE!!! E qual farinha?? N estraguem o que é bom sff!!

Paulinha

Anónimo disse...

Ahh e essas tecnicas de temperar horas antes.. se for peixe de agua salgada.. é na hora mm! E pa mim ou é peixe fresco ou não é! Tambem tenho a vantagem de ser Madeirense.. pois.. lá está!! Peixinho saboroso ^^

Paulinha

Anónimo disse...

ahh e não voltes os chicharros c garfo ou coisa d genero.. mexe a propria frigideira (e so depois d um dos lados ja estar ligeiramente tostadinho).. :D espero ter ajudado :)

http://receitasdasusana.blogspot.pt/ disse...

* Com a ajuda de um pano "chupar" a água do chucharo

* Envolver em farinha de milho