terça-feira, 6 de outubro de 2009

viram bem a minha conta da luz??



















Custumava pagar 40€ em conta certa... e este ano o fazerem o acerto: 286.04€€€€€€€
Em 3 anos nunca me tinha acontecido tal situação...

Criei este blogue em outubro do ano passado... e certamente com a vontade de pôr novas receitas e tal... comecei a usar o forno mais que o habitual e aqui está o resultado: muitos leitores e uma conta da luz astronómica! LOL

O meu rico dinheirinho, tanta roupinha da berska que poderia comprar... ou o meu fondue em ferro forjado... grrrr...

Pelo menos penso que valeu a pena e que não foi em vão... ou foi?!
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

41 comentários:

Bauhinia disse...

Como diria uma pessoa que eu cá sei... CUM CATANO!!!

Não te gabo a sorte... que desperdicio...

Anónimo disse...

N se pode ter tudo querida! eheheheheheh
Valeu bem o investimento, tens sempre pessoas maravilhosas a comentar o teu trabalho... :D
Beijinhos e uma óptima semana *.*

disse...

Que desperdicio carla... ainda ando a pensar onde está esse dinheiro todo... vivo num anexo (equivalente a um T1), e as unicas coisas que consomem mais em casa são o forno e o cilindro... os mais usados... =(

Sissamar disse...

Pois, a mim aconteceu-me o mesmo! Para mim conta certa NUNCA MAIS!!! No fim das contas qd veio o acerto toma lá quinhentos e tal euros de uma vez! Agora frefiro que façam a contagem e ainda liguei para lá para mandarem a conta todos os meses em vez de ser de 2 em 2 meses que assim doi menos!
Beijinhos
Silvia

Dina disse...

Aconselho-te a verificar se está mesmo certo porque uma vez aconteceu-me algo parecido e...era um erro deles, que depois de muito barafustar lá assumiram e devolveram o dinheiro cobrado a mais.

Sandra Lopes disse...

Ju,

pensa em substituir o cilindro por esquentador! Vais notar imenso na conta!

Já me aconteceu uma situação identica... cerca de 350€ a pagar, pois reduzi a mensalidade e esqueci-me que ainda tinha os acumuladores de calor!!

Ah... não sei se sabes, mas podes pagar em pelo menos 3 prestações... sem juros! Informa-te.

Bjocas e continua com os teus fantásticos cozinhados. Adoro-o!!

Carina disse...

Jú,
valer a pena valeu sem dúvida!!!!
Fazes coisas fantástica e tens imensa gente a apreciar os teus cozinhados!!!!

Por acaso nunca aderi à conta certa, exactamente para não ter destas surpresas...mas não terá havido engano??

Beijocas :)

disse...

Pois é Marlene... só alguns é que podem.

Silvia, 500€€€??!!!
Agora pedi para mudarem para mensal.

Dina, já liguei para lá... disseram-me que é automático e não há margem para erro!
De qualquer modo disseram para fazer um teste ao contador:
1º Tirar a leitura
2º Desligar o quadro
3º Tirar a leitura
4º Esperar 30 minutos com ele desligado
5º Tirar a leitura antes de o ligar
6º Ligar

Com o quadro desligado, a leitura tem de ser a mesma. Se não for, é porque o contador tem problema.
Logo faço isso.

Sandra, substituir o cilindro por esquentador não... adoro cilindro. É pena não haver gás natural aqui! grrrrrrrrrr

disse...

Carina, eles dizes k não! K não há margem para erro. =(
Obrigada!

colher-de-pau disse...

Realmente é difícil haver erro, mas não impossível. Este ano, quando me enviaram o acerto da "conta certa", tinha para pagar mais de 900€. Não imaginas como fiquei quando vi a conta! Mas só podia ser engano. Ninguem me poderia fazer crer que num ano, sem nenhuma alteração de electrodomésticos ou consumo, eu tinha mais que duplicado os gastos de electricidade.
Mas, na verdade, tinha sido um engano da EDP na leitura do contador. Existem as horas em vazio e cheio e a soma dos 2 é o consumo total. Ora a EDP em vez de somar o meu consumo em vazio com o cheio, somou o total com o cheio.
E, fez a estimativa (essa sim, sem margem de erro!) a partir de valores errados. (A conta certa, como sabes, é uma estimativa com base nestes consumos)
Como liguei logo para lá a resolver o problema, passado uns dias lá tinha a nova factura e desta vez já correcta.
Apesar de teres começado a usar mais o forno, acho uma subida enorme... (Só o forno não pode justificar mais 20€ de electricidade por mês... Acho eu!)

disse...

Muito interessante o que me contas... e como descobriste k se enganaram na soma dos valores?
É que quando liguei a resposta era sempre a mesma: «é autómático»; «não há margem de erro», «você consumiu estes valores»... caramba.
Eu realmente acho muito!
Não tenho electrodomésticos novos (senão a mfp mas é recente) e ainda por cima deixei de ter maquina de lavar roupa porque avariou... eu acho muito... mas como provar que podem tar errados?

SoraiaSilva disse...

Txiiiiiiiiiiiii que cena! :(
Fiquei sem palavras!!
mas garanto-te que tudo aquilo que fazes é fantástico e.. VALE A PENA!!
Beijinhos*

Sissamar disse...

É verdade... 5oo e tal euros! Pq eu tb tenho 2 ar condicionado e tinha (que já retirei) um acomulador de calor! Ia virando a boneca!!!!
Beijinhos
Silvia

a Trofa tem cozinheira disse...

é "berdade" sim senhor!! eu bi!! estibe lá e bi!! A CONTA È DE FACTO ENORME!!! mas....de facto poderá ter havido erro!!! VÊ JU!! eu achei mesmo muito! o pedro ate te perguntou se tinhas alguma discoteca na CAve!! LOL

Cristina disse...

Olá, eu aconteceu-me o mesmo, veio uma factura de 749,00 euros para pagar e eu estava a pagar 46,00€ por mês, fiquei completamente passada com o que me aconteceu, reclamei que não podia ser, embora em em casa tenha quase tudo electrico menos o aquecimento que é a gás, disseram-me o mesmo que a ti que estava tdo bem e não existiam erros,,, e no final de contas eles existiam, somaram os valores das horas do vasio com o cheio e facturaram ao preço do cheio,... agora não tenho conta certa, e digo-te é muito melhor eu no final do mês dou a contagem e eles vêm contar de 2 em 2 meses acho eu e eu nunca mais tive problemas, como vez aconteceu o mesmo a Colher de Pau, e digo-te mais no ano antes também tinha dado um valor alto a pagar e eu como a casa era nova e eu não conhecia paguei, agora ao reclamar tive directo a um credito de 323,00€ estou naquela casa desde março de 2007 e o acerto foi feito desde essa altura,,,, são todos uns (não digo a palavra)

argas disse...

ai, ai, que desperdício de €€, mas informa-te bem que tenho mais alguns electrodomésticos e tenho computador ligado o dia inteiro e não gasto tanto! bjinho

Anabela disse...

sabes que eu ja tive uma surpresa dessas,agora dou a contagem todos os meses,bjs

Unknown disse...

Valeu a pena, mas acho um exagero estas contas. Já pensaste em pôr um contador bi-horário? Beijinhos

Missy disse...

malditos acertos !!!!!!!!! grrrrrrr !
mas se quiseres trocar a tua pela minha !
agora também pago mensal.

bjka e as roupinhas etc.......ficam para o pai natal ! lol.

Patricia disse...

a mim dava-me uma coisinha má...

bjs

Eu e Eles disse...

Boa noite...

Apanhei um susto enorme tal como você mas foi em Agosto: 290 e tal euros... ai os meus trezentos euritos!!!!
E pagava 53 euros em conta certa todos os meses... e escreveram que ia começar a pagar 65 euros apartir de setembro! WHAT??? Gritei eu... zanguei-me e agora dou a leitura... ora bolas... acho que me estão a roubar!!!! Só pode...

Tudo de bom...

Maria & Companhia

Cinha disse...

Cheguei a ter conta certa e ao fim desse ano desisti pura e simplesmente pois só me deu chatice!
Agora que valeu a pena valeu, isso não tenho dúvida nenhuma!
Beijinhos grandes e continua.

PratosdaBela disse...

Ju, á 2 anos também me aconteceu, mas eu fiz uma carta a reclamar e paguei em 3 meses. Após receberem a minha carta, mandaram-me um técnino que veio verificar a situação e inclusive medir os electrodomésticos todos. Se não houvesse problema nenhum recebia a totalidade do pagamento.
Mas, qual o meu espanto que tinha o frigorifico com problemas o que gerava o gasto. Para confirmar chamei um electricista que me confirmou.Entretanto aconcelharam-me a fazer a leitura mensal e a reduzir os amperes, nunca mais aconteceu...
ligo o forno em simultaneo com a máquina de secar e tudo sem problemas...
Mas como tenho menos amperes pago menos e entretanto comprei um frigorifico de class A (mais economico...
Vê se não tens algum problema destes, pois não é visivel a olho nú.
Bjinhos, espero te ter ajudado...
Jinhos

Helena disse...

Ju, existe nas lojas de bricolage um aparelho que verifica o consumo eléctrico dos nos electrodomésticos, basta colocares uma hora e já consegues fazer uma estimativa. Eu nunca quiz essa factura do valor certo e o acerto no final do ano precisamente por esse motivo. Agora até tenho a tarifa bi-horaria e digo-te reduz imenso o consumo eléctrico em casa. É óbvio que continuo a usar o forno nas horas em que não está abrangido, mas de resto compensa imenso. Acho um valor exorbitante.

Bjocas

Sónia Meirinho disse...

POSSARA!!!! essa doeu mesmo!! a mimha conta agora é sempre maior pois nesta casa é tudinho eléctrico, estores, placa, forno e ate esquentador. de 2 em 2 meses lá vem uns 60 euros a pagar!! eu passava-me se tivesse um acerto desse valor. nao sei se a factura estara bem. o forno gasta mas voces tb sao 2...vê lá isso melhor!! beijinhos

Marina disse...

Acho um valor demasiado elevado! Era melhor chamares um técnico para veres o que se passa!
Aqui há tempos tmabém veio uma continha dessas... Mas quando fui confirmar os valores no contador, verifiquei que o sr. da edp que fez a contagem enganou-se! Liguei logo a informar e no dia seguinte, pela manhã já lá estavam a fazer nova contagem e emitiram logo outra factura ficando a 1ª sem efeito!

Beijinhos.

disse...

Bem, se tava com duvidas axo que fique com mais!
Afinal na EDP EXISTE margem para erros!
E sabem que mais, hoje fui dar uma espreitadela ao contador e fiquei parva! É diferente do contador do meu pai, tem montes de numeros no mesmo visor e axo QUE SIM, talvez seja possivel ter havido engano por parte do técnico...
Vou ligar outra vez e solicitar outra leitura ou assim, não sei. Logo vejo o k me dizem!
MUITO OBRIGADA A TODAS, se não fossem os vossos testemulhos eu ia pagar esta factura sem reclamar mais...
Vou tentar mais uma vez!
A ver vamos...

a Trofa tem cozinheira disse...

FORÇA dps conta!

Hello Kitty disse...

Ah pois é amiga

Os gajos não perdoam....

Para a próxima tenta "comprá-los" com um fantástico bolinho teu lol

Beijos

Anónimo disse...

Olá, sou leitora do teu blog e tenho alguma experiência em contagens de EDp e Gás.
A Edp faz-te leituras e eacertos anuais ou só fez este ao fim de 3 anos? É importante saber porque se eles não fizeram mais tu só pagas o consumo dos últimos seis meses.
Bj, Rosa

disse...

Olá Rosa!
O valor que tenho a pagar é dos últimos 12 meses (na factura até aparece 11 meses).
Eu moro no anexo agregado à casa do meu pai. Antigamente ao rachava a factura com o meu pai... mas desde outubro de 2008 tenho um contador só para mim.
Andava a pagar conta certa e agora recebi a conta... nem tava à espera. Ninguém me disse nada...

disse...

Que queres dizer, que então só pago os ultimos 6 meses?

Belinha disse...

sim de facto e estranho...eu la em casa a luz é paga de dois em dois meses...pagamos mais ou menos 50€ (nem isso)e ainda n tive surpresas assim...mas tens de te informar bem! mas mm assim n foi nd em vão linda:* nc te arrependas de nd k já tenhas feito*

Sandra Lopes disse...

Jú,
O que a Rosa querer dizer com 'pagar apenas os 6 ultimos meses' era no caso de não teres conta certa e teres as facturas sempre com tipo de leitura 'Estimativa'.
Neste caso, a EDP não não te poderia facturar senão os ultimos 6 meses. Mas este caso não se aplica pois tens conta certa.

Por um lado, parece-me que qd colocaste o contador só para ti e como não havia histórico para o teu local de consumo, devem ter feito uma estimativa anual com base nos consumos médios do cliente tipo. Deste modo, ao fim de 1 ano, o total da factura anual, acabou por revelar que tens consumos acima da média.

No entanto, acho que deves fazer algumas verificações, tais como:
* o consumo do frigorifico - já me aconteceu ter uma fuga de gás que provocava arrefecimento excessivo, logo, aumento do consumo;
* verifica se o nº do contador da factura é mesmo o teu nº de contador e, se a contagem corresponde ao do teu visor (descontando +/- os dias que passaram entretanto;
* verifica durante o dia, sem estares a utilizar forno e cilindro, o comportamento do contador - por exemplo se anda mto rápido; depois compara quando este(s)está(ão) em funcionamento;
* pede a um eletricista que te avalie os eletrodomésticos;
* experimenta fazer uma simulação de consumos no site da EDP. Além de bastante engraçado, é mto util;
* por uútimo, avalia se a instalação do contador bi-horário, é vantajosa para a tua casa.

Bem... deixo aqui um testamento mas espero que seja util.

Bjinhos e continuação de bons cozinhados.

Unknown disse...

Ola, o meu nome é Micas, de vez em quando venho espreitar o teu blog, hoje atrevo-me a comentar para te dar algumas indicações. é o seguinte: o meu marido trabalha para a EDP, o que tens de fazer antes de mais nada é ir a um escritorio da EDP não sei qual fcará mais perto de ti, mas procura.
Lá pede para o leitor de contadores ao serviço da edp ir conferir a leitura (eles são obrigados a ir) e pede um alargamento do prazo de pagamento até ser averiguada a situação, prienche tambem um boletim de reclamação. Caso esteja errado eles rectificam logo (os leitores ás vezes tambem se enganam a tirar a leitura ). Caso esteja correto então podes pedir para pagar em 3 vezes e podes solicitar tambem a contagem mensal- ou seja o cancelamento da conta certa.
Espero ter-te ajudado
Beijinhos e boa sorte

a Trofa tem cozinheira disse...

BOA DICA MICAS!!! ébom ter estes conheçimentos cibérnéticos!! LOL

Susana Gomes disse...

Jú, boa sorte!

É impossível o aumento do uso do forno originar uma quantia destas...
Tem que haver engano.

Beijinhos. :)

Anónimo disse...

é fácil. começas a cozinhar nas horas de vazio e super-vazio, ou seja, entre a meia noite e as 7 da manhã.....ok?

Salomé Borges disse...

Eu cá deixei-me das contas certas. Prefiro pagar o que consumo todos os meses...uns mais, outros menos, mas pelo menos assim não perco a conta.

Anónimo disse...

Eu mudei o meu contador pra bi-horario!!!
2 pessoas em minha casa com os equipamentos basicos!! Mas como normalmente faço tudo á noite, passar, lavar etc! compensa-m pq é quase sempre na hora do vazio!
Reduzi a minha conta de luz de media de 38€ para 26€!
E dou a minha contagem de 2 em 2 meses!!!

Anónimo disse...

pois e as pessoas so se lembram dos acertos kd eles chegam...
ao fim de cerca de 5 a 6 meses depois do acordo de conta certa ser efectuado o cliente deve lembrar se de dar a leitura para a linha de apoio comercial 808505505 e pedir k seja verificada se os consumos estao a ser compensados pelos valores pagos, mas acreditem k nunca ninguem se lembra...
e o ja agora o teste ao contador nao e de meia hora mas sim de uma hora e o contador pode andar isso depende do numero de rotaçoes do contador...

com os melhores cumprimentos

Angela Garcia