segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Puré de Batata


























Ingredientes:
1.5 kg de batatas
Leite q.b.
Sal q.b.
Noz-moscada q.b.

1. Descasque e lave as batatas. Corte-as em cubos e coloque as batatas numa panela e cubra com água.
2. Ponha ao lume e tempere com sal.
3. Assim que as batatas estiverem cozidas, escorre-as e vá colocando-as no passvite para as desfazer em puré.
4. Com uma colher de pau bata o puré, e vá juntando leite até obter a consistência que desejar.
5. Tempere com noz-moscada.
6. Verifique os temperos uma última vez e sirva ou use para empadões.























Nota: Sim eu sei receita básica... mas eu acredito que vai dar jeito a alguém que não saiba como se faz.
Que ainda há pouco tempo procurava a receita para fazer uma jardineira e só encontrei uma receita com foto... uma excelente foto... e quando fui para copiar a receita dizia: «uma receita básica, nem vale a pena postar»... e eu fiquei =(
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

34 comentários:

Bauhinia disse...

Adoro puré de batata... mas dá imenso trabalho ter de descarcar as batatas, cozer, passar pelo passvite, juntar leite... etc. Eu utilizo sempre o puré de batata do pingo doce, é fantástico, é so juntar leite e um pouco de noz moscada et voilá... é muito bom e muito saboroso.

Anabela disse...

concordo contigo,o que é basico para nós pode ser dificil para outros,fizeste bem,bjs

Sónia Meirinho disse...

ehehe...vê lá tú que eu uso instantaneo!! lool
mas quando tenho muitas batatas também o faço. e acredito que muita gente não saiba!! não se pode saber tudo, né??
Beijinhos ( ficou super cremoso e lindo )

Tati - Panelaterapia disse...

Eu cozinho as batatas com casca, depois passo no espremedor, a casca sai muito fácil!

Adoro purê de batatas! Um delicioso acompanhamento!

Comsentido disse...

Eu uma vez usei o instantâneo e ficou uma porcaria, acho que a culpa foi minha...lol
Na sexta fiz empadão, mas fiz pouco puré, ainda não tenho o olho afinado. conclusão: Foi pouco, tive de inventar um bocado, mas sai bem.lol...
Mas até pouco tempo não sabia fazer e estas receitas básicas, não são fáceis de arranjar.

SoraiaSilva disse...

Eu também costumo fazer o puré de batata assim.. mas adiciono manteiga vaqueiro e, por vezes, gema de ovo para ficar mais amarelinho :p
Uma delícia!
P.s - Fizeste muito bem em postar.. até porque está super cremoso e com óptimo aspecto ;)
Beijinhos*

CDM disse...

Olá!

Adoro puré e detesto o instantâneo!

Faço como tu mas acrescento sempre limão e um pouco de pimenta.

Bjs

PratosdaBela disse...

Também faço como tu...
é tão bom...
Jinhos fofos

PratosdaBela disse...

Também faço como tu...
é tão bom...
Jinhos fofos

Cinha disse...

Se os meus pequenos veem isto...lá terá de sair um puré para o jantar!
Sabe sempre bem!
Beijinhos grandes.

Susana Gomes disse...

Tudo é básico, depois de sabermos, né! :)

E até sem receita, só pela beleza do puré, já o post era merecido.

Beijinhos.

Anónimo disse...

Fizeste muito bem em postar, aqui á uns tempos atrás bem precisava desta receitinha :D
eehehehehe
Para nós é simples mas pode haver sempre uma pequena coisa q faça a difrença! :D
Beijocas doces e uma óptima semana *.*

Sissamar disse...

Olá! Pois, é básico mas há muita gente que sempre comeu do de pacote e quando querem experimentar do verdadeiro não sabem! Com a minha sogra é assim, quando ker puré de verdade pede-me para o fazer! Eu apenas acrescento pimenta branca, gema de ovo e um pouco de manteiga derretida no leite.
Beijinhos
Silvia
Beijinho

a Trofa tem cozinheira disse...

Cocnordo ctg! ha sempre quen nao saiba!! faço mais ou menos como tu!!! adoro puré!

Anónimo disse...

Olá, eu faço com uma variante:
depois de cozer e passar as batatas refogo um dente de alho partido aos bocadinhos em azeite e deito para la as batatas; depois acrescento o leite e a noz moscada e ainda um pouco de pimenta preta e vou mexendo!Dá um pouco mais de trabalho mas o ligeiro sabor a alho fica muito bom.
Às vezes cozo também uma cenoura e junto-a às batatas, mas só de vez em quando porque demora mais tempo a cozer! (atenção que com cenoura fica ligeiramente "adocicado").
beijinhos, Jo

ameixa seca disse...

Sou uma apaixonada por batata e adoro puré. Faço assim e ás vezes também coloco um bocadinho de manteiga :)

argas disse...

Está lindo :D E axo muito bem postares, pois nem toda a gente sabe tudo e cada pessoa faz à sua maneira! :) bjinho

Unknown disse...

Acredita que há muita gente a quem esta recitinha vai ajudar bastante. Cá por casa o puré é muito apreciado. Beijinhos

Belinha disse...

Adoro puré de batata mas caseirinho como o teu! do instantãneo n gosto mt mas numa necessidade lá vai! costumo as vezes variar e juntar um pouco cenoura ralada lá pelo meio ou até um pouco de queijo! tão bom!

Borboleta disse...

Pode ser básico mas é um excelente acompanhamento !!!

Eu e Eles disse...

Boa noite...

... faço igual mas acrescento gema de ovo e um bocadito de manteiga... hummm... uma delicia como diz a princesa cá da casa!

Beijocas...

Maria & Companhia

T zero disse...

Eu ainda junto uma noz de margarina e 1 gema, para ficar mais amarelinho. quando tenho muuuito tempo, bato a clara em castelo, adiciono e levo ao forno. Não sobe tanto quanto um sufflé, mas dá para disfarçar! :D
Ah, não ponho a noz-moscada, porque o pai não gosta e eu desabituei-me de ter em casa.

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Tudo o que é simples às vezes pode tornar-se muito complicado... :D
está lindo.. eu faço sempre caseiro, aprecio muito mais e tenho sempre muitas batatas lá por casa.. ah e já não uso o passe-vite só algumas vezes, descobri o esmaga batatas da tupperware.. é um instantinho ;) e menos louça para lavar.
beijinhos (*.*)

Hello Kitty disse...

Pois é amiga, por uns pode ser básico, mas para quem nunca fez... não sabe né?

Fizeste muito bem postar a tua receita.

A minha é quase igual à tua, com a diferença que, no fundo do tacho, coloco uma colher de manteiga

Beijos

Danieli disse...

Eu adoro purê de batata. Acho que se me der só isso para comer em um almoço, pra mim está tranquilo hehehehe. E eu também adoro fazer purê de batata. Na minha receita, além dos ingredientes que você colocou, eu ainda acrescento algumas colheres de margarina com sal. Fica com um gostinho ótimo. Beijos

Carina disse...

Jú, fizeste muito bem em postar esta receita.
Apesar de ser simples, é sempre útil e pode-se acrescentar algo diferente do que fazemos habitualmente!!!!
Eu adoro puré e este está com um óptimo aspecto!!!!

Beijocas :)

Missy disse...

Eu também sou fanática do puré congelado do pingo doce, acrescento só leite , nóz de muscada e uma gema de ovo ! já enganei muita boa gente, lol!!!!!! .
Quanto à jardineira, tenho uma receita no meu blog, com foto e receita completa !!!!!!!!! em prtaos completos......

bjka

Vina disse...

Eu simplesmente ADORO puré de batata! O meu também costumo fazer assim, mas acrescento também uma nozinha de Vaqueiro e uma gema de ovo. Beijocas!

claudia disse...

Eu sempre excelente postar as receitas básicas, porque o que é básico para uns...pode ser díficil para outros!

Comsentido disse...

Como fazes para colocar a moldura nas fotos, qual o programa que usas?

moranguita disse...

ju e uma receita que acredita que vai ajudar muitas meninas.
eu faço sempre em casa nao aprecio o instantâneo.
so coloco mais a manteiga que ja aqui falaram e pimenta.
fica tao bom ah e as vezes um ovinho:-)
beijinhos

Maria Otilia Rodrigues disse...

Olá
Passei por aqui através de outros blogs
Eu coloco sempre uma colher de sopa de manteiga e uma gema de ovo

Bjs e se quiseres passa pelo meu blog

sofia disse...

ola. eu agradeço imenso teres postado esta receita pq eu sinceramente n sabia fzr!a minha mãe ate me podia ensinar mas decidi aprender a cozinhar sozinha e agora sou uma fã dos blogs sobre culinária e este está muito bom!!bjinho

Anónimo disse...

Agradeço imenso!! Pois vou-me juntar com o meu namrado e nao sei fazer nada, vou ter que começar do zero...Dá imenso jeito!!
Adoro o teu blogue