sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tarte de Maçã



























Ingredientes
1 massa quebrada
0,5 lt de leite
1 limão (casca)
100 g de açúcar
4 gemas
50 g de custard
3 maçãs reinetas


1. Unte uma tarteira com manteiga e polvilhe com farinha.
2. Forre-a com a massa quebrada e reserve no frigorífico.
3. Leve ao lume o leite com a casca do limão e, quando ferver, retire do lume.
4. Numa tigela, misture o açúcar com as gemas até obter uma mistura clara.
5. Junte-lhe a farinha custard e mexa bem.
6. Adicione o leite coado e continue a mexer.
7. Leve um tacho ao lume com esta mistura, mexendo até engrossar.
8. Retire e deixe arrefecer.
9. Descasque, descaroce e corte as maçãs em gomos.
10. Verta o creme na tarteira e disponha os gomos de maçã por cima. (coloque os gomos juntinhos, sobreponha-os um pouco, porque quando vai ao forno eles afastam-se).
11. Polvilhe com açúcar e leve ao forno a 180º C durante 40 minutos.
12. Deixe arrefecer completamente e sirva.

























Nota: Eu adoro tarte de maçã... mas destas... porque existem outras feitas à base do puré de maçã... e dessas não consigo mesmo gostar.
É uma delícia... nham nham
Tinha lá tantas maçãs reinetas e lembrei-me de fazer a tarte... mas só levou 3 maçãs... lol pensava que levava mais... agora tenho lá as maçãs na mesma! =D Para além de compotas, alguém tem ideias o que fazer com tantas?
A receita foi retirada do blogue Café com Sobremesas.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

19 comentários:

Anónimo disse...

Olha Jú, faz outra tarte! eehehehhehe
Tb adoro tarte e a tua está uma tentação... temos uma receita no livo de base da bimby acho a vamos experimentar! eheheheheh
Beijinhos doces *.*

SoraiaSilva disse...

Que apetitosa amiga!! Comia já uma fatia :)
Quanto ás outras maçãs podes usa-las em bolos, para fazer doce ou até mesmo compota (daquelas que são 100% fruta, tipo papa de bebé)!
Beijinhos*

argas disse...

A tarte está linda! Gosto de maçã em tudo :D

Podes fazer bolos, tartes/bolos, panquecas! puré de maçã...folhados de maçã...que mais...? :|

Bom fim-de-semana! bjinho

Tati - Panelaterapia disse...

Que linda tarte! Essas maçãs douradas estão maravilhosas!
Faz outra dessa e manda aqui p/ casa! kkkkk

Bjs

moranguita disse...

ju que maravilha que ficou.
eu também prefiro estas assim sem o puré da maça embora goste de ambas.
beijinhos

Elisabete disse...

Partilho da opinião, também não gosto de tartes de mação feitas á base do puré de maças, ams assim com esse creme que prece divino e as maças douradinhas adoro, então se polvilhadas com canela Uiiiiii.
Faz uns bolinhos com maça para gastares as restantes, ficam uma delícia os bolinhos feitos com a maçã aos bocadinhos.

esparguete juridico disse...

E que tal um lombo assado no forno com maçã e vinho tinto? ou um pure de maçã par acompanhar carne grelhada? E maçã reineta na salada? e que tal numa salada russa?

Aqui ficam uma sideias de como eu uso as maçãs ;)

a Trofa tem cozinheira disse...

espero bem qd chegar a tua casa COMER DISSO!!! LOL

a gente ve-se ne??? fim de semana yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!


PS: QUE FoME

Abelha Maia disse...

Parabens,ficou linda e com um aspecto excelente.
bj

Sylvie Luzio disse...

eu gosto de tartes de maçã de qualquer maneira.

essa ficou um espétáculo!

♥ mesa para 4 disse...

Jasus que tarte tão linda e tão boa :)

Ana Rita disse...

Hummm... adoro tarte de maça linda :)

Deixei-te um miminho no meu blog :)

Beijocas grandes***

Mão na Massa disse...

Olá Juliana,

Tarte de maça é sempre bem vinda!
Ficou com um aspecto excelente.

Podes fazer maçãs assadas!

Beijinhos

ameixa seca disse...

Passei ontem cá, li mas não comentei. Eu fiz uma compota de maçã que adorei. Mas podes fazer a tarte de maçã norueguesa do blog Pratos e Travessas, eu fiz e adorei :)

Belinha disse...

Linda tarte:) adorei...pds sp fazer doces com maçã...espreita no meu blog. tenho lá algumas sobremesas com maçã, pode ser que queiras experimentar alguma. Ou entao pds fazer um frango com maçã(estufado), lombo de porco com pure de maçã, bolo de maçã... há varias receitas, o prob é escolher:) bjinhos e bom fds:*

Borboleta disse...

Eu também gosto muito de tarte de maçã e esta ficou linda !!!

R.correia disse...

muitos parabens ju a tua tarte está espectacular....bj e bom fim de semana

Anónimo disse...

Ai, fiquei com uma vontade de comer torta de maçã!

a Trofa tem cozinheira disse...

LOL afinal tb comi desta!!! qd cheguei ai ela estava a minha espera!