segunda-feira, 30 de março de 2015

Folar de Amêndoa



Ingredientes:
120 g de leite
2 ovos
40 g de manteiga semi-derretida
400 g de farinha (ler nota!)
100 g de amêndoa picada
1 saqueta de fermento de padeiro
150 g de açúcar
1 pitada de sal fino

1 ovo batido para pincelar
50 g a 100 g de amêndoa picada para polvilhar

1. Coloque 100 g de amêndoa picada no triturador e desfaça a amêndoa.
2. Coloque os ingredientes na cuba da MFP pela ordem indicada e selecione o programa "amassar".
3. Findo o tempo, ligue o forno a 50ºC.
4. Retire a massa, e molde-a da forma que quiser.
5. No tabuleiro do forno, disponha de uma folha de papel vegetal, polvilhe com farinha e transfira o folar.
6. Pincele o folar com o ovo batido e polvilhe com bastante amêndoa.
7. Leve ao forno por 15 minutos a 50ºC, e depois aumente para 180ºC e deixe cozer cerca de 30 minutos.


Nota: Em primeiro lugar, a receita original veio do blogue Sítio do Sol que me cativou logo com um lindo folar trançado.
Segundo, ainda bem que decidi aumentar o açúcar!! Eu sei que os folares levam pouco açúcar, e por isso mesmo decidi aumentar para 150g, e mesmo assim o xuxu disse que tinha pouco açúcar, eu achei que, para um folar, estava no ponto certo!
Terceiro, o tempo do forno e a quantidade de amêndoas a polvilhar vai variar dependendo da forma que der ao folar. Se fizer um folar comprido, vai precisar de mais amêndoa e o tempo no forno será o da receita. Se fizer uma bola como eu (aliás o meu folar estava com efeitos, mas desapareceram ao cozer) leva menos amêndoa mas mais tempo a assar, eu precisei de mais 10 minutos.
Quarto e mais importante, a quantidade de farinha indicada na receita original é de 370g, eu aumentei aqui para 400g, CONTUDO, eu usei bem mais! Isto porque quando retirei a massa da máquina ela estava muito líquida. Eu tive de adicionar muito mais farinha, mas não sei quanto usei porque fui adicionando até a massa deixar de colar. Não sei onde está o problema, porque segundo a Psychic, que publicou a receita, ela já a fez várias vezes!! Com a excepção do açúcar, segui a receita à risca...
Em termos de saber, adorei! Os meus pais também gostaram muito.


  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

8 comentários:

cozinha100segredos disse...

Olha-me bem para o aspeto desse folar. Uma autêntica maravilha. Adoro.

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha, está o máximo!

O Cantinho dos Gulosos disse...

esse folar está magnifico mesmo.


O Cantinho dos Gulosos

São Ribeiro disse...

Esse folar ficou tão lindo, esta de ar água na boca
bjs

Diogo Marques disse...

Gosto tanto de folar, e com essa cobertura melhor ainda :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Tertúlia da Susy disse...

Deve ser delicioso. Obrigada pela visita, bjs

Marta Moura disse...

Ai que bom aspeto!

Andréa Santana disse...

Uau...simplesmente irresistível!
Receita boa demais, amei!

Bjs ♥