segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bolo de Chocolate com Leite Condensado




























Ingredientes
Massa:
200 g de açúcar amarelo
4 colheres de sopa de cacau
1 lata de leite condensado
3 ovos
300 ml de leite morno
150 g de manteiga (usei vaqueiro líquida)
350 g de farinha
1 colher de chá de fermento

Recheio e Cobertura:
1 lata de leite condensado cozido
50 g de chocolate negro em tablete

Massa:
1. Unte uma forma, sem chaminé, com manteiga e forre o fundo com papel vegetal também untado.
2. Ligue o forno a 180 ºC.
3. Numa tigela bata o açúcar, a manteiga, os ovos, o leite condensado, o cacau e o leite morno.
4. Adicione a farinha e o fermento.
5. Verta a massa na forma e leve ao forno durante 45 minutos.
6. Desenforme morno e deixe arrefecer.
Recheio e Cobertura:
7. Leve ao lume, em banho maria, 3 colheres de sopa de leite condensado cozido com o chocolate partido em pedaços pequenos.
8. Quando derreter junte o resto da lata de leite condensado cozido.
9. Corte o bolo ao meio (na horizontal) e recheie o bolo com uma camada de creme.
10. Com o restante creme cubra o bolo.
11. Decore a gosto.




























Nota: Na sexta-feira recebi uma surpresa... pelo correio recebi o livro «As Melhores Receitas de Bolos e Tartes» ora eu não tinha mandado vir nada e liguei à minha irmã... tinha sido ela que tinha participado numa promoção da Sidul para receber o livro em questão... mas como ela não costuma fazer sobremesas nenhumas mandou vir o livro para mim!
EU AMEI O LIVRO!! Tem bolos fabulosos e foi uma grande indecisão escolher por qual começar!!
Como está óbvio comecei por este que aqui vos deixo! =) Quem é amiga quem é?? =D
Na foto do livro eles apenas rechearam e fizeram a cobertura com a lata de leite condensado... não lhe juntaram a tablete... o contraste entre o castanho escuro do bolo e a cor de caramelo da lata de leite condensado ficou deslumbrante!




  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

29 comentários:

Marisa Duarte disse...

ohhh parece-me muito bem... mas e a foto para eu me babar um pouco?? :)

Sissamar disse...

Que maravilha! Tem um aspecto delicioso! Adoro bolo de chocolate com cobertura!
Beijinho

Marisa Duarte disse...

Agora sim, babei-me toda hehehe, tem um belo aspecto, super guloso como eu gosto!

Pauluxa disse...

Olá,
O bolo do livro pode ter uma fotografia boa mas deixa-me dizer-te que o teu ficou com um aspecto divinal.
Beijinhos e bom inicio de semana

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que super lindo que ficou seu bolo de chocolate, hummm... queria uma fatia! Bjos e um ótima semana!

Sérgio Gomes disse...

UAU! Mas que aspecto delicioso! Esta receita já cá canta.

Beijos.

Célia disse...

Que aspecto fantástico, adorei a receita.
Anotadíssima.

Sónia Meirinho disse...

que look fabulástico!!!! bem guloso como adoro! na sexta também fiz um de chocolate para os anos do bruno e cobri com leite condensado de chocolate!! uma bomba:) depois meto no blog!!! beijokinhas

Ana Rita Marreiros disse...

2 em 1...Chocolate e leite condensado é pecado...
D E L I C I O S O !!!

Bjoka,

Rita

Smsn-artes e ideias disse...

meu deus que delicia!!

ja te repondi a tua questão sobre a revista saberes e sabores ;)

Bauhinia disse...

Um bolinho bem guloso :)

Isabel Salvador disse...

muito bom aspecto mesmo,uauuuuu,bjokinhass

Me,myself & I! disse...

Que delicioso aspecto,Jú!
Qualquer dia acampo à tua porta para me dares uma fatia!
:)

São Ribeiro disse...

HOJE TAMBÉM FIZ UM BOLO, COISA RARA PORQUE SAEM SEMPRE MAL.
O TEU FICOU BEM APETITOSO, E TODO DE CHOCOLATE , FICOU SUPER GULOSO.
BJS

Isabel disse...

A mana enviou o livro para a pessoa certa! Ficou uma tentação!
beijinho e boa semana.

Ana Rita disse...

Que bom aspeto :)
Adoro bolo de chocolate :)

bjs**

Bichinha disse...

Ai valha-me que para onde me vire é só chocolate, mas que belo bolinho... nham nham

Sarokas disse...

delicioso! a mana foi muito querida! ;)

AndreiaA disse...

Fantástico...
Vou experimentar com certeza ;)

DULCE disse...

mmmmmmmmmmmm que buena se me esta haciendo la boca agua, que rica, besos

Especialmente Gaspas disse...

Se ainda houver eu quero 2 fatias :)

Inês Ginja disse...

Que maravilha!!!! Tens feito uns bolos de crescer agua na boca :) Este está um espectáculo. Apetecia-me mesmo uma (ou mais que uma) fatia! Vou ter de fazer, adoro bolinhos de chocolate. beijinhos.

Federica Simoni disse...

mmmmmmmmm....buonissimo!baci!

moranguita disse...

bem escolheste muito bem,
esta o maximo.
olha como fez ela para o receber?
beijinhos

disse...

Alexandra, ela já não se lembrava bem... mas penso que enviou provas de compra do açúcar sidul.

a Trofa tem cozinheira disse...

Queo eu continuar a dieta!!! ASSIM????? NAO ME PARece!!! GRRRR

Anónimo disse...

foudass... 3 ovos para 350 g de farinha ?! é mesmo um desastre culinario realmente. vão tirar um curso de culinária em vez de se armarem em chefs.

disse...

«foudass... 3 ovos para 350 g de farinha ?! é mesmo um desastre culinario realmente. vão tirar um curso de culinária em vez de se armarem em chefs»

Caro anónimo,
ponderei se publicava ou não a seu "lindo" comentário. Como é óbvio decidi publicá-lo... mas apenas para poder responder (já que não tem coragem para se identificar)... mas depois irei apagar o comentário.

A receita não é de todo um desastre... aliás é divinal. Se você não teve a habilidade para o fazer a culpa não é minha...
Contudo fui confirmar e a receita está correcta: são mesmo 3 ovos para 350 g de farinha.
Se não concorda (talvez porque você deva ser um Gordon Ramsay) vá reclamar à editora impala! Diga-lhes que eles deviam ir tirar um curso de pastelaria!
Que deviam tirar o livro das bancas!

Ninguém aqui anda armado em chef (interessante ter usado o plural)...
Mas faça um favor a ambos: sinta-se livre de nunca mais aqui voltar! =)
Cumprimentos sarcásticos!

Iza disse...

Juliana vou levar esta receita e vou experimentar, depois digo como ficou.
Beijinho e boa semana