Publicada por
Jú
| quinta-feira, 30 de setembro de 2010
6
comentários
Ingredientes: 1 camembert com a caixa de madeira Azeite q.b. 2 dentes de alho Salsa q.b. Tostas q.b.
1. Retire o camembert da caixa e desembrulhe-o. 2. Ao papel que o embrulha, separe a parte da película de plástico ficando apenas com a parte de papel vegetal. 3. Volte a pôr o papel de vegetal na caixa de madeira e o camembert por cima. 4. Regue com azeite e tempere com os alhos laminados e com a salsa. 5. Coloque a caixa sobre um prato refractário e leve ao forno até dourar (entre 15 a 20 minutos) 6. Sirva enquanto quente com umas tostazinhas.
Nota: Infelizmente não tenho foto do interior... tinha a casa cheia e a anfitriã anda sempre ocupada não é verdade? Apenas tive a oportunidade de provar duas tostas com este queijo... mas sem dúvida nenhuma que é uma delicia!!! Já tinha esta receita de olho, sem exagerar... há uns dois anos (ou mais)... já nem me lembro onde a vi. Extremamente rápido para quando o tempo não é muito para estar a fazer grandes entradas... ou até mesmo quando aparece uns amigos sem avisar... num ápice faz-se um belíssimo e delicioso petisco! Agora já tenho foto do interior!!
Publicada por
Jú
| terça-feira, 28 de setembro de 2010
5
comentários
Ingredientes: Tomates cherry q.b. Patê q.b. Sal grosso q.b.
1. Comece por fazer um patê à sua escolha (não é preciso muito). 2. Lave os tomates cherry. 3. Corte-os a meio e, delicadamente, retire o recheio dos tomates. 4. Recheie os tomates cherry com o patê que fez. 5. Espalhe uma camada de sal grosso no prato onde vai servir os tomates e coloque-os sobre o sal. 6. Sirva e delicie-se.
Nota: Descobri esta maravilha quando fui a um casamento e estavam a servir estes tomatinhos como entradas... À primeira vista fiquei reticente, quando vi o sal fiquei admirada... mas quando provei fiquei maravilhada. A combinação dos três sabores é perfeita. O sal para mim faz toda a diferença, sem ele não é a mesma coisa... Mas não se preocupe que não vai ficar salgado! O tomate apenas vai "agarrar" 3 ou 4 grãos de sal. Fiz estas entradas para os meus convidados especiais, a Kita e o Pedro, que vieram do Porto para passar o fim de semana em minha casa (muito gosta ela de vir para minha casa!! lol lol).
Publicada por
Jú
| segunda-feira, 27 de setembro de 2010
18
comentários
Ingredientes: 150 g de mini marshmallows 50 g de manteiga, em temperatura ambiente 250 g de pepitas de chocolate amargo com 70% de cacau 2 colheres de sopa de água 284 ml de natas 1 colher de chá de aroma de baunilha Chocolate branco q.b.
1. Coloque os marshmallows, a manteiga, as pepitas e a água num tacho ao lume baixo. 2. Vá mexendo ocasionalmente até os ingredientes derreterem. 3. Retire do lume. 4. Batas as natas firmes adicionando o aroma de baunilha. 5. Envolva as natas, delicadamente, ao chocolate até ficar bem homogéneo. 6. Distribua por 4 tacinhas e leve ao frigorífico. 7. Antes de servir, decore com raspas de chocolate branco.
Nota: Estava a ver o novo programa de televisão da Nigella chamado: Express (receitas extremamente rápidas para mulheres com falta de tempo) e estava a impressionada com a rapidez e facilidade que ela fez esta mousse e fiquei a babar com o aspecto final. Contudo ela dizia que a mousse era quase que instântanea! Mas eu discordo... Tinha planos de fazer esta mousse umas duas horas antes de os meus convidados do PORTO chegarem... mas acabei por decidir fazê-la na noite anterior... foi a minha sorte! Porque senão tinhamos bebido mousse de chocolate! Na verdade, a mousse fica líquida assim que se acaba de fazer e precisa de umas boas horas até ficar sólida... não sei quantos takes ela precisou para fazer a mousse... mas é melhor fazer a mousse com tempo de antecedência. Para verdadeiros amantes de chocolate negro... esta mousse é perfeita... Já eu... não apreciei! Sabe EXTREMAMENTE a cacau e apenas usei pepitas com 52% de cacau!! A cor da mousse é sublime... e pronto... como disse... aconselho para verdadeiros amantes de chocolate negro. A receita também está no site da Nigella.
Publicada por
Jú
| segunda-feira, 13 de setembro de 2010
9
comentários
Ingredientes: 1 ou 2 costeletas de vaca (depende do tamanho delas) 8 dentes de alho Azeite q.b. 3 folhas de louro Sal q.b. Pimenta q.b. Colorau q.b. 1/2 copo de vinho branco
1. Tempere a(s) costeleta(s) com sal. 2. Numa sertã, aqueça o azeite. 3. Acrescente a pimenta, o colorau, os alhos laminados e o louro em pedaços. 4. Deixe dourar. 5. Coloque a(s) costeleta(s) e deixe a cozinhar até estar a gosto (para mim a carne de vaca tem de ser muito bem passada). 6. Retire e reserve. 7. Ao molho que ficou na sertã, acrescente o vinho branco e deixe ao lume uns 5 minutos a evaporar. 8. Regue a carne com o molho.
Nota: Aproveitei que as costeletas estavam em promoção e decidi experimentar uma vez que nunca tinha comido... o pior foi arranjar uma receita... foi no blogue da Missy que eu encontrei esta receitinha e pus logo as mãos à obra.É muito simples mas muito deliciosa esta receita!!!! Eu comprei duas costeletas que não eram assim tão grandes, depois calculei que elas iam encolher... resultado... mesmo encolhendo tinha dado para 3 pessoas =D
Publicada por
Jú
| sexta-feira, 10 de setembro de 2010
8
comentários
Ingredientes: 1 pato com 1,5 kg a 2 kgs 1 folha de louro 200 g de presunto 1 chouriço de carne 6 grãos de pimenta preta 1 colher de sopa de azeite 2 colheres de sopa de banha 2 cebolas grandes 1 colher de sobremesa de açafrão 2 cravinhos 1 ramo de salsa 1 lt de água 1 colher de sopa de manteiga 2 dentes de alho picados 1 cebola picada 300 g de arroz 2 gemas Sal q.b.
1. Lave o pato e escorra-o. 2. Parta-o em pedaços e tempere com sal e a folha de louro deixando tomar gosto durante 1 hora. 3. Quando o tempo terminar derreta a banha numa frigideira e core o pato. 4. Retire-o e coloque a gordura, onde corou o pato, numa panela e junte as cebolas cortadas em quartos, o presunto e o chouriço inteiros. 5. Adicione o pato, o açafrão, os cravinhos, a pimenta e a salsa. 6. Cubra com a água, tape e deixe cozer durante 45 minutos (eu prefiro colocar na panela de pressão). 7. Retire o pato da panela e deixe que arrefeça um pouco. 8. Desfie o pato eliminando as peles e os ossos. 9. Passe a água onde cozeu o pato por um passador. 10. Corte o presunto e o chouriço às rodelas. 11. Derreta a manteiga com o azeite e refogue a cebola e os alhos picados. 12. Acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. 13. Junte duas medidas da água onde cozeu o pato, tape e deixe cozinhar em lume brando até secar a água. Solte o arroz com um garfo. 14. Num tabuleiro refractário, distribua uma camada de arroz, outra com o presunto e o chouriço, outra com o pato desfiado e por fim acabe com uma camada de arroz. 15. Bata as gemas e com um pincel espalhe-as sobre o arroz. 16. Decore com umas rodelas de chouriço e leve ao forno durante 10 minutos ou até tostar.
Nota: Parece muito trabalho para uma refeição? - Sim de facto dá muito trabalho, leva muito tempo, suja muita loiça... mas se vale a pena? SEM DÚVIDA ALGUMA! Adoro este prato... foi dos primeiro pratos que fiz assim que me iniciei na cozinha... muitas das vezes substituía o pato por frango, uma vez que era mais económico! A receita veio da revista Segredos de Cozinha. Dá perfeitamente para 4 pessoas.
Publicada por
Jú
| quarta-feira, 8 de setembro de 2010
10
comentários
Ingredientes: 500 g de figos descascados 300 g de açúcar 2 colheres de sopa de vinho do porto 1 colher de sopa de sumo de limão 70 g de nozes (opcional) 1 pau de canela (opcional)
1. Desfaça os figos em pedaços e coloque-os numa panela. 2. Adicione o açúcar, o vinho do porto e o sumo de limão (e o pau de canela se desejar). 3. Ligue o lume no mínimo/médio e envolva os ingredientes com uma colher. 4. Deixe o doce cozer durante 15 minutos, mexendo ocasionalmente. 5. Se optar pelas nozes, adicione-as 1 minuto antes de desligar o fogão. 6. Desligue o lume e coloque o doce dentro de um frasco esterilizado.
Nota: Depois do doce de tomate este é sem dúvida o meu segundo doce favorito!! Que maravilha de doce. Felizmente tenho uma figueira de figos pretos, não sei como se chamam, só sei que são escuritos e bem docinhos... =D Esta receita vem do blogue Tertúlia dos Sabores, e dá para 500g de doce. Fiz apenas para mim... mas depois a minha mãe provou, gostou e pediu para fazer para ela... portanto voltei a fazer a receita e dividi por dois frascos... um para a mãe e um para a sogra que também adora figos!
Publicada por
Jú
| terça-feira, 7 de setembro de 2010
8
comentários
Ingredientes: Batatas q.b. Sal q.b. Margarina q.b.
1. Lave e descasque algumas batatas. 2. Unte, generosamente, o tabuleiro do forno com margarina. 3. Corte as batatas em rodelas finas e disponha-as no tabuleiro, ligeiramente umas sobre as outras. 4. Tempere com sal e leve ao forno até começarem a dourar.
Nota: Receita tão simples mas que ainda não me tinha passado pela cabeça. Provei estas batatas pela primeira vez em casa de uns primos do meu xuxu, a Cecilia e o Miko. Aliás a receita até é do Miko, que é eslovaco... daí eu ter dado o nome de Batatas Eslovacas!! Gostei tanto delas que experimentei logo a fazer... Confesso que experimentei 3 vez antes de publicar, a primeira usei azeite (porque os primos também usarem azeite), mas tem que ser na quantidade exacta... porque se for demais a batatas ficam empapadas e nada estaladiças... mas colocar menos, agarram-se ao tabuleiro e ficam tão estaladiças que se partem completamente... à terceira usei margarina =D correu muito bem!!!!!
Tratam-me por Jú, tenho 30 anos e moro no concelho de Pombal.
Enquanto vivi em casa dos meus pais sempre me recusei a aprender a cozinhar... (o meu pai é muito crítico e não dos construtivos)... quando fui viver com o meu xuxu aí sim, parti à descoberta de um novo mundo para mim! Entre tachos e formas... prefiro as formas =)
Decidi criar este blog porque sou extremamente esquecida... e nunca sei onde está "aquela receita"... portanto é como se fosse o meu livro de receias pessoal.
Também criei este blog no sentido de me incentivar a fazer novas receitas.
Espero que gostem do meu cantinho de culinária... e a quem o visite (mesmo sem deixar comentários) o meu muito obrigada.