quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Doce de Figos


























Ingredientes:

500 g de figos descascados
300 g de açúcar
2 colheres de sopa de vinho do porto
1 colher de sopa de sumo de limão
70 g de nozes (opcional)
1 pau de canela (opcional)

1. Desfaça os figos em pedaços e coloque-os numa panela.
2. Adicione o açúcar, o vinho do porto e o sumo de limão (e o pau de canela se desejar).
3. Ligue o lume no mínimo/médio e envolva os ingredientes com uma colher.
4. Deixe o doce cozer durante 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
5. Se optar pelas nozes, adicione-as 1 minuto antes de desligar o fogão.
6. Desligue o lume e coloque o doce dentro de um frasco esterilizado.

























Nota: Depois do doce de tomate este é sem dúvida o meu segundo doce favorito!!
Que maravilha de doce.
Felizmente tenho uma figueira de figos pretos, não sei como se chamam, só sei que são escuritos e bem docinhos... =D
Esta receita vem do blogue Tertúlia dos Sabores, e dá para 500g de doce. Fiz apenas para mim... mas depois a minha mãe provou, gostou e pediu para fazer para ela... portanto voltei a fazer a receita e dividi por dois frascos... um para a mãe e um para a sogra que também adora figos!
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

10 comentários:

Anabela disse...

Adoro compota de figos,no sabado tambem fiz,bjs

Miguel disse...

Delicioso. Também fiz este ano.
Os figos pretos são os figos lampos pardos ou lampos pretos.
Beijinhos.
Miguel (Cozinha Sem Tabus)

Unknown disse...

Uma delicia, amiga. Beijinhos doces

O blog... disse...

Tem um aspecto fantástico. Deve ser uma delicia!

Borboleta disse...

Adoro figos e nunca fiz doce de figo!!! Mas o aspecto deste ficou fantástico...
Bjs...

ameixa seca disse...

Também fiz mas usei dos verdes :)

ameixa seca disse...

Também fiz mas usei dos verdes :)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

E eu ainda não fiz a minha dose de doce de figo este ano, tenho que me apressar antes que eles acabem.
Fico feliz que tenhas gostado :)

São Ribeiro disse...

adoro figos e verdade sejá dita tenho comido muitos, gosto tanto deles que prefiro come-los a fazer doce bj

Olguinha disse...

há séculos que não vinha espreitar aqui... adoro tudo o que tenha figos! E este doce....hummmmm.... maravilha!! bjs