segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mousse de Chocolate Negro - Nigella Lawson

























Ingredientes:
150 g de mini marshmallows
50 g de manteiga, em temperatura ambiente
250 g de pepitas de chocolate amargo com 70% de cacau
2 colheres de sopa de água
284 ml de natas
1 colher de chá de aroma de baunilha
Chocolate branco q.b.

1. Coloque os marshmallows, a manteiga, as pepitas e a água num tacho ao lume baixo.
2. Vá mexendo ocasionalmente até os ingredientes derreterem.
3. Retire do lume.
4. Batas as natas firmes adicionando o aroma de baunilha.
5. Envolva as natas, delicadamente, ao chocolate até ficar bem homogéneo.
6. Distribua por 4 tacinhas e leve ao frigorífico.
7. Antes de servir, decore com raspas de chocolate branco.
























Nota: Estava a ver o novo programa de televisão da Nigella chamado: Express (receitas extremamente rápidas para mulheres com falta de tempo) e estava a impressionada com a rapidez e facilidade que ela fez esta mousse e fiquei a babar com o aspecto final.
Contudo ela dizia que a mousse era quase que instântanea! Mas eu discordo... Tinha planos de fazer esta mousse umas duas horas antes de os meus convidados do PORTO chegarem... mas acabei por decidir fazê-la na noite anterior... foi a minha sorte! Porque senão tinhamos bebido mousse de chocolate!
Na verdade, a mousse fica líquida assim que se acaba de fazer e precisa de umas boas horas até ficar sólida... não sei quantos takes ela precisou para fazer a mousse... mas é melhor fazer a mousse com tempo de antecedência.
Para verdadeiros amantes de chocolate negro... esta mousse é perfeita...
Já eu... não apreciei! Sabe EXTREMAMENTE a cacau e apenas usei pepitas com 52% de cacau!!
A cor da mousse é sublime... e pronto... como disse... aconselho para verdadeiros amantes de chocolate negro.
A receita também está no site da Nigella.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

18 comentários:

Sónia Meirinho disse...

Olá!!!!

Por acaso também já a vi no youtube a fazer essa mousse!! O raio tem óptimo aspecto!! Lol. Como adoro chocolate se calhar até ia gostar...e adoro marshmallows.beijinhos

São Ribeiro disse...

ESSA MOUSSE FICOU DE BABAR MESMO BJS

Deo disse...

Olá Jú,
Eu tenho dois livros dela e um deles tem essa receita (também já a tinha visto na TV)
Andava para fazer essa receita, mas realmente achava estranho ser tipo instântanea.
Ela diz que esta mousse é uma alternativa à mousse tradicional. Se precisa de estar tanto tempo no frigorífico, não me parece que seja assim tão alternativa.
deve dar para usar chocolate de tablete (digo eu). Eu não sei onde encontrar os tais botões de chocolate.
Origada pelo teu "testemunho"
Bj

disse...

Deo,
eu optei por fazer no dia anterior... mas não precisa de estar uma noite inteira no frio... mas que não fica pronta em menos de duas horas... isso não fica.
Relativamente ao chocolate... sim podes usar tablete partida aos pedacinhos, no site dela ela menciona tablete... mas na televisão ela usou pepitas... achei mais engraçado =)

Filipa disse...

Olá Jú! Também fiz esta receita um par de vezes!è rápida e tem a vantagem de não levar ovos, o que é muito bom para quem estáa grávida e tem que ter esse cuidado!Sabes como acelerei? Coloquei no congelador cerca de 20 minutos e pronto....mousse ultra rápida! Beijinho

Filipa disse...

Olá Jú! Também fiz esta receita um par de vezes!è rápida e tem a vantagem de não levar ovos, o que é muito bom para quem estáa grávida e tem que ter esse cuidado!Sabes como acelerei? Coloquei no congelador cerca de 20 minutos e pronto....mousse ultra rápida! Beijinho

Figos & Funghis disse...

Que linda Mousse Jú! Eu tenho este livro da Nigella e é uma delícia!
Beijos,
Fabi

Sarokas disse...

já a vi na tv a fazer e adorei!sem dúvida que vou experimentar!;)

ameixa seca disse...

Adoro chocolate negro, esta agrada-me muito :)

Daniana Bittencourt disse...

Que delícia... acho que eu iria aprovar, pois sou fã de chocolate de todas as maneiras.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

claudia disse...

Engraçado...eu tenho esta receita ali de parte há séculos para a fazer, mas ainda não a fiz!A tua mousse ficou com um aspecto divinal!

a Trofa tem cozinheira disse...

he pa...............estava OPTIMA!!! OPTIMA!!! ADORO!!! Amo chocolate e estava PERFEITA!!! *.*
UAU!!! aquele sabor a chocolate.............uau!!! Olha lá.... o que são Marshmallows?!?!!? O.O

Missy disse...

hummmmmmmm que aspecto fantástico !
e de certeza um sabor ainda melhor

bjka

Inês Ginja disse...

Tambem ja fiz esta mousse e adorei! Adoro chocolate negro :) Beijinhos.

Pat disse...

Parece óptima! E onde é que eu compro os marshmallows?

Mão na Massa disse...

Também vi o programa desta receita, tenho-a apontada à espera que alguém a faça. Relembraste-me, tenho de a fazer!
Ficou com um aspecto lindo :-)
Beijinhos

disse...

Carla e Cuba,
marshmallows são umas gomas tipo "esponjosas" e encontrm-se à venda nos supermercados... o mini preço tinha, fui lá que eu comprei =D

Pat disse...

Ah ok, pensei que eram uma coisa diferente e que eu estaria a confundir com as gomas... obg Jú!