segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Pães de Leite Doce




























Ingredientes:
2,5 colheres (chá) de fermento para pão granulado
375 g de farinha especial para pães (mais ou menos)
105 g de açúcar
1 ovo inteiro
1 gema
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
0.5 xícara (chá) de leite

1.Dissolva o fermento em 1/4 de xícara de água morna e um pouquinho de açúcar. Deixe descansar por 5 ou 10 minutos em lugar fechado.
2.Para preparar a massa manualmente, misture todos os ingredientes até que formar uma massa macia e elástica. A massa fica mole mas não deve ficar pegajosa demais. Faça uma bola e deixe que descanse 45 minutos numa tigela untada e coberta com filme plástico.
3.Depois desse tempo, desinfle a massa, forme a bola novamente e coloque de volta na tigela. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume, cerca de 45 minutos.(Se usar a MFP, coloque os ingredientes na máquina e programe a função adequada para sovar e descansar a massa).
4.Nessa etapa, depois do ciclo da máquina ou do descanso necessário (se fizer manualmente), divida a massa em pedaços menores e iguais (cerca de 45 g cada), forme bolinhas, cubra com um pano de prato e deixe que descansem por 20 min.)
5.Preaqueça o forno a 180º C, pincele os pães com ovo batido, ou simplesmente manteiga derretida. Asse por 20 - 25 minutos. É recomendável atenção pois os fornos variam e os pãezinhos tendem a dourar bem rápido.

Nota: Fui um pouco aldrabona a fazer esta receita. Digamos que só deixei descansar os primeiros 45 minutos... a massa pouco cresceu! Para além disso formei umas bolas ponteagudas mas... elas no forno acabaram por se estenderem e ficarem muio baixas... então enquanto estavam meio cruas meio cozidas tirei o tabuleiro do forno e dobrei-as. Voltei a por no forno.
Não se parecem nada com pães de leite. Mas tavam uma delicia!! Então com uma fatia de fiambre!! Upa upa!! Vou voltar a experimentar uma outra vez!
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

3 comentários:

Anónimo disse...

os nossos paezinhos!!! CA LINDOS AMIGA!! e deviam estar super saborosos!!!! gostei!! parta mim estao OPTIMOS!!! ******

moranguita disse...

ficaram mal ou nao eu acho que estao um espectaculo. adorei.

disse...

Não ficaram perfeitos!! Mas hei-de voltar a fazer sem aldrabisses!! =D