quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Bacalhau com Natas





























Ingredientes:
4 postas de bacalhau
1.5kg de batatas
1 cebolas
2 dentes de alho
1 dl azeite
50g de manteiga
50g de farinha
1 chávena de leite
0.5 chávena de natas
0.5 limão
100g de queijo
Sal e pimenta q.b.

1.Coza o bacalhau em pouca água e depois escorra-o aproveitando a água. Deixe arrefecer um pouco e desfie-o retirando as peles e as espinhas.
2.Descasque as batatas e corte-as em cubinhos. Frite-os (poucos de cada vez) em óleo quente. Escorra-os e tempere com sal e pimenta.
3.Corte as cebolas em rodelas muito finas e pique os alhos. Coloque-os numa frigideira e refogue-os no azeite sem deixar alourar.
4.O creme:Num tacinho leve ao lume a manteiga, quando quente junte a farinha mexendo sempre com uma colher. Adicione 2 chávenas da água do bacalhau, aos poucos e mexendo sempre para não gratinar. Depois junte o leite e as natas. Tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Mexa até ferver.
5.Num tabuleiro disponha primeiro do bacalhau e depois o refogado das cebolas, misture estes dois e acerte a camada. Coloque as batatas fritas por cima do bacalhau (sem calcar).
6.Por fim, cubra o tabuleiro com o creme e rale o queijo directamente sobre o mesmo.
7.Leve ao forno a 250ºC até alourar e sirva.

Nota: Em todas as receitas de bacalhau esta é a minha preferida. Adoro bacalhau com natas. Esta receita é das revistas da teleculinária... podem confiar que é mesmo bom.
A primeira vez que fiz este prato (ainda era "solteira") esqueci-me de levar ao forno! Fartei-me de rir quando descobri! =D
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

7 comentários:

Isabel Pisoeiro disse...

Também gosto muito de bacalhau com natas e este ficou com um aspecto fantástico! Acredito mesmo que a receita seja muito boa, obrigada!!
Beijoca

♥ mesa para 4 disse...

que aspecto divinal...

Anónimo disse...

UAU AMIGA!!!! que aspecto!!!! este parece-me bem sequinho do jeito que o Pedro Gosta!!! Ainda vou exprimentar esta tua versao!! GOSTEI MUITO!!

disse...

Obrigada meninas.
Oh bombokita não fica a nadar em creme como os do restaurante! Mas eu por exemplo não pus o creme todo! Mas mesmo k o metesse também não ia ficar encharcado!

moranguita disse...

ju esta com optimo aspecto. e um pouquinho difernte do que falço acho que da proxima vou fazer assim ara ver como corre.
beijinhos

disse...

experimenta sim... que é muito bom.

Sumaia disse...

Gostaria de acrescentar que o queijo nesta receita faz toda a diferença e dá um toque todo especial. Só uso queijo ementhal ralado gosseiramente. Fica divino!