quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pão de Ló Margaride (versão curta)


Ingredientes:
10 gemas
5 ovos
200 g de açúcar
110 g de farinha
1 limão (raspa)
Sal fino q.b.
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar
Papel vegetal para forrar

1. Ligue o forno a 180ºC.
2. Unte uma forma de 24 com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal, volte a untar com manteiga e polvilhe com farinha.
3. Bata as gemas com os ovos e um pitada de sal fino, até obter uma textura cremosa e volumosa.
4. Junte o açúcar e a raspa do limão e bata mais um pouco.
5. Envolva a farinha peneirada.
6. Verta o preparado para a forma e leve ao forno cerca de 25 a 30 minutos.
7. Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme morno.


Nota: Tenho tantos ovos!!!! As galinhas da minha sogra estão a produzir ovos com uma tiragem impressionante!! Portanto, aproveitei para testar uma receita que já tinha há muito tempo em lista de espera...
Ao pesquisar um pouco da história deste tipo de pão de ló, vejo que esta receita não é a verdadeira (a verdadeira leva 19 gemas)... mas continua a ser um pão de ló! E eu adoro pão de ló! Tão simples mas tão bons... 

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

4 comentários:

cozinha100segredos disse...

Eu gosto tanto de pão de ló e esse tem mesmo aquele aspeto e textura que eu gosto! Vou ter que ir buscar um babete da minha filha porque não estou a conseguir controlar, vou-me babar toda! Adorei mesmo. Este vai já para a minha lista!

Ana Alves disse...

Que bom aspeto. Curiosamente o único "bolo" que a minha avó gosta. ;-)

O Cantinho dos Gulosos disse...

tão amarelo com um aspeto tão boa, ficou mesmo muito bom.


O Cantinho dos Gulosos

Mary - Strawberrycandy disse...

Se morasse perto de ti, pedia-te alguns ovos,...osvos caseiros fazem toda a diferença num bolo :)
Que pão-de-ló fantástico!
Beijinhos,
Espero por ti em:
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
www.facebook.com/omeurefugioculinario