Publicada por
Jú
| quinta-feira, 28 de outubro de 2010
9
comentários
Ingredientes: 2 pargos 2 dentes de alho 5 batatas 1 cebola 1 tira de pimento verde 1 tira de pimento vermelho 1 cenoura 1/2 cabeça de bróculos 1/2 courgette 1/2 nabo 5 tomates cherry 1 lata de tomate pelado Azeite q.b. Sal q.b.
1. Temperei o peixe com sal e deixei tomar gosto por 30 minutos. 2. Enquanto isso, lave, descasque e corte em cubos as batatas, a cenoura, a courgette, a cebola e o nabo. Corte as tiras dos pimentos em juliana, os tomates ao meio e desfaça a cabeça dos bróculos. 3. Tempere os legumes com bastante azeite e sal. 4. Coloque os legumes e o peixe num grande tabuleiro, por fim adicione os alhos descascados e esborrachados e o tomate pelado. Envolva tudo com as mãos com cuidado. 5. Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno a 250ºC durante 50 minutos. Depois destape e deixe assar mais uns 10 minutos para ganhar cor.
Nota: EU AMEI ESTE PEIXINHO!!!! Adorei o sabor dos legumes todos e o peixinho também tomou gosto... humm tão bom... Já o meu xuxu adorou o aspecto de ver tantos legumes e tal, gostou do sabor mas... achou que o peixe tinha muitas espinhas!!! LOL Mas eu acho que faz bem variar de peixe de vez em quando... Não se pode agradar a gregos e a troianos!
Publicada por
Jú
| quinta-feira, 21 de outubro de 2010
19
comentários
Ingredientes: 1 massa folhada 170 gr de chocolate amargo 250 ml de natas 125 ml de leite 55 gr de açúcar 1 ovo + 1 gema
1. Forre uma tarteira com a massa folhada. 2. Parta o chocolate em pedaços pequenos. 3. Leve ao lume as natas e o leite e quando começar a aquecer acrescente o chocolate, mexa até este derreter totalmente. 4. Numa tigela bata o ovo com a gema e o açúcar. 5. Verta o chocolate em fio para a tigela dos ovos, mexendo bem. 6. Coloque este preparado dentro da tarteira. 7. Leve ao forno a 170ºC durante 20 minutos. 8. Deixe arrefecer e sirva.
Nota: Descobri a Laura Calder no seu programa de culinária French Food at Home que passa num canal espanhol da meo... e foi nesse programa que descobri esta receita maravilhosa, não sei se a receita é realmente é francesa ou não, mas é extremamente rápida de se fazer e fica com um aspecto de fazer babar qualquer um. O engraçado é que tanto a minha mãe como o meu xuxu, em ocasiões diferentes, disseram que a textura parecia ser uma tarte de mousse de chocolate... =D
Publicada por
Jú
| terça-feira, 19 de outubro de 2010
15
comentários
Ingredientes: 1 lata de leite condensado cozido 1 pacote de natas (200 ml) 1 pacote de amendoins de mel (75 gr) 5 claras 2 colheres de sopa de açúcar (opcional)
1. Num recipiente, bata as natas e adicione o açúcar durante o processo. Reserve. 2. Noutro recipiente, bata as claras em castelo. 3. Numa tigela grande bata o leite condensado apenas para ficar mole, envolva, aos poucos e delicadamente, as claras em castelo. 4. Triture grosseiramente os amendoins. Reserve. 5. Por fim, distribua as natas por 6 a 8 taças individuais (cerca de 1,5 colher de sopa). 6. Por cima das natas espalhe os amendoins (reservando alguns para decoração). 7. Acabe de encher as taças com a baba de camelo. 8. Leve ao frigorífico e decore antes de servir.
Nota: Estava no cabeleireiro, à espera da minha mãe, e ponho-me a ver uma revista, penso que era a Tv7dias, e vi esta receita e pensei: «Olha tenho os ingredientes todos! Vou fazer para hoje ao jantar»... e assim foi... demorei cerca de 15 minutos a fazer o doce e levou apenas 10 minutos no frigorífico. É extremamente fácil de fazer e muito rápida!!!! Gosto muito de fazer doces mas, muito honestamente, apenas os provo... não costumo comer... mas esta sobremesa foi inevitável! Era muito muito muito muito mas mesmo muitooooooooo boa!!!! A minha mae teve o descaramento de me lamber a taça!!!! =D Pode substituir os amendoins de mel por nozes ou outro fruto seco que lhe apetecer! Eu adorei estar a trincar uns pedacinhos crocantes no meio do doce! Muito bom mesmo.
Publicada por
Jú
| quinta-feira, 14 de outubro de 2010
15
comentários
Ingredientes: 227 gr de chocolate amargo 5 colheres de sopa de água 2 colheres de sopa de margarina líquida 1 iogurte natural 5 ovos 1 colher de sopa de açúcar 1 pitada de sal
1. Parta o chocolate em pedaços para dentro de um tacho juntamente com a água e leve, directamente, ao lume mexendo até ficar liso e brilhante. 2. Retire do lume e junte a margarina e o iogurte. 3. Misture as gemas, uma de cada vez, misturando com cuidado e lentamente após cada adição. 4. Batas as claras em castelo adicionando o açúcar e a pitada de sal a meio do processo. 5. Envolva o chocolate, aos poucos, nas claras. 6. Distribua por tacinhas individuais e leve ao frigorífico pelo menos 3h antes de servir.
Nota: A Anna Olson deve ser das chefs que me deixa a babar com a maior parte das sobremesas que faz... Segundo o meu xuxu: «esta foi a melhor mousse de chocolate que já fizeste até hoje»... Tal como a mousse da Nigella, esta também sabe bastante a chocolate negro... mas não é tão "pesada"... tão forte em termos gustativos... Eu continuo sem apreciar chocolate amargo derretido... portanto apenas provei para poder dar a minha opinião =D Dá para 6 tacinhas.
Publicada por
Jú
| segunda-feira, 4 de outubro de 2010
15
comentários
Ingredientes: 1 polvo com, aproximadamente, 1.3 kg 900g de batata cortada em cubos 4 ovos cozidos 1 cebola grande picada 2 dentes de alho picados Azeitonas pretas q.b. 1 molho de coentros picados Azeite q.b. Pickles q.b. (obrigatório) Vinagre q.b. (não usei) Sal q.b.
1. Coloque o polvo num tacho, leve ao lume baixo e deixe o cozer o polvo na própria água durante 1 hora, ou, coloque o polvo na panela de pressão com pouca água temperada com sal e deixe cozer em pressão cerca de 35 minutos. 2. Numa panela com água, temperada com sal, coloque as batatas e os ovos a cozer durante 10 a 15 minutos. 3. Escorra as batatas e coloque-as num pirex. 4. Quando o polvo estiver cozido, retire-o do tacho e corte-o em pedacinhos, coloque-o por cima das batatas. 5. Descasque os ovos, corte-os em cubos e junte-os ao polvo e às batatas. 6. Adicione a cebola picada, os alhos picados, os coentros picados, os pickles picados, as azeitonas e tempere com bastante azeite e com vinagre (não usei vinagre porque já tinha usado os pickles). 7. Mexa tudo muito bem e sirva enquanto quente ou pode servir esta salada fria, levando ao frigorífico entre 2 a 3 horas.
Nota: Comprei um polvo, aliás, apenas os tentáculos sem ter em mente o que fazer com eles... andava a pesquisar na net o que havia de confeccionar mas nada me puxava o apetite... encontrei algumas saladas... mas foi no site do Sabor Intenso que fiquei convencida... é que adicionado à receita está um vídeo da preparação desta receita e fiquei maravilhada =D Decidi pôr logo as mãos à obra! A receita é de uma salada fria... mas eu optei por comê-la quente =D Acho que o meu xuxu nunca me tinha elogiado tanto por uma receita... adorou adorou adorou... Dei um pouco à minha mãe e ela no outro dia, para o jantar dela, também experimentou a fazer algo parecido!!! =D Só para terem noção de como é muito boa esta receita! O ingrediente que se destacou na salada, para mim, foram os pickles... Sem dúvida uma receita a repetir muitas mais vezes!
Tratam-me por Jú, tenho 30 anos e moro no concelho de Pombal.
Enquanto vivi em casa dos meus pais sempre me recusei a aprender a cozinhar... (o meu pai é muito crítico e não dos construtivos)... quando fui viver com o meu xuxu aí sim, parti à descoberta de um novo mundo para mim! Entre tachos e formas... prefiro as formas =)
Decidi criar este blog porque sou extremamente esquecida... e nunca sei onde está "aquela receita"... portanto é como se fosse o meu livro de receias pessoal.
Também criei este blog no sentido de me incentivar a fazer novas receitas.
Espero que gostem do meu cantinho de culinária... e a quem o visite (mesmo sem deixar comentários) o meu muito obrigada.