sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pão de Leite

























Ingredientes:
200 ml de leite morno
50 ml de água morna
2 colheres de chá de fermento seco ou 20 g de fermento de padeiro fresco
100 g de açúcar
3 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de farinha custard
2 colheres de sopa de margarina
500 g de farinha T65

1. Coloque os ingredientes na cuba, da máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
2. Seleccione o programa de amassar e levedar (de 1h30m).
(Manualmente: numa tigela grande coloque os líquidos mornos e dissolva o fermento. Junte de seguida todos os restantes ingredientes e amasse bem durante uns 15 minutos formando uma bola homogénea. Deixe levedar 1h30m tapado, com um pano, em lugar aquecido).

3. Findo o tempo, retire a massa da cuba e pese a massa. Divida o peso por 10 e separe bolinhas de massa com o peso respectivo.
4. Tender bolas fechando-as em baixo com os dedos e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
5. Pincele as bolinhas com água ou gema ou leite e salpique com açúcar (opcional).
6. Cobra com papel vegetal e um pano e deixar levedar mais 30 minutos.
7. Leve ao forno a 200ºC durante 20 minutos, sensivelmente, ou até ficarem douradas por cima.
























Nota: MARAVILHOSOS ESTES PÃEZINHOS DE LEITE!!
Perfeitos! Deliciosos! Fofinhos! Não podia estar mais radiante com o resultado final.
A receita veio directamente do blogue Pão, Bolos & Cia.
Humm tão bom com uma fatia de fiambre e outra de queijo... e com doce de morango... nham nham =D
A minha mãe disse que faltava-lhe um pouquinho de sal... e eu fiquei a olhar para ela e a pensar: «mas são pães de leite!»... mas se compreenderam o que ela quis dizer experimentem a adicionar um pouquinho de sal. Para mim estavam óptimos assim.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

21 comentários:

a Trofa tem cozinheira disse...

hummmm para mim tb deviam estar uma delicia sim!!! São paes de leite!!! estao LINDOS E PERFEITOS SIM!!!!!


PS. eu agora nada de pao e lambariçes..... só comidinha saudavel....!!!!!

bom fds cona!

ameixa seca disse...

A farinha custard dá-lhes uma cor bem bonita. Têm um aspecto delicioso :)

»¤Þ䵣䤫 disse...

Jú ficaram super lindos seus pãezinhos menina, ameiiiiii... Parabéns! Bjinhos

SoraiaSilva disse...

Ficaram tão bonitos e fofinhos :)
Beijinhos*

isabel disse...

Ficaram 5 estrelas os teus pãezinhos Jú!
beijinho.

Anabela disse...

Olá,

Ai que pãezinhos maravilhosos!!!

Vou experimentar a receita e depois mostro como ficou!

Hmmm, podes mandar um para o meu lanche? :-)))

Bjs,
Anabela

Carina disse...

Que máximo estes pães!!!!
Tenho que experimentar!!!!

Beijocas :)

claudia disse...

Que engraçado...também fiquei com esta receita fisgada...tenho d epôr as mãos na massa e fazê-los também!

Pão, Bolos e Cia. disse...

São mesmo deliciosos e ficaam com um aspecto delicioso.
Não costumo colocar sal, pois a manteiga que uso é com sal, mas se o gosto pedir, então que se use mas sem excessos.
:) Lindos

♥ mesa para 4 disse...

Já fiz tb, ficaram maravilhsos os teus e são muito bons :*

Sissamar disse...

Que maravilhoso aspecto! Mesmo com a minha falta de apetite até estava tentada a experimentar um com fiambre!!!!
Vê lá, até me conseguiste abrir o apetite com estas delicias! Se a minha mãe sabe ainda se mete no comboio e vai aí dar-te um beijo eheheheh!
Quando estiver melhor e me aguentar nas canetas mais tempo atrevo-me e vou para a cozinha faze-los!
Beijocas
Silvia

Smsn - artes e ideias disse...

ficaram mesmo com um optimo aspecto!!

smsn.artes

Eu Mulher disse...

Belíssimo pãozinho de leite!

Bjs

Borboleta disse...

Ficaram lindos, com um aspecto mesmo maravilhoso!!!!

Marina disse...

Adoro estes pães e os teus ficaram muito bonitos!
Beijos.

moranguita disse...

ai que iam tao bem agora para o meu lanche e quentinhos entao era do melhor.
nao precisam de sal que faz mal
boa semana

sabor e saberes disse...

Tenho 3 receitas de pães de leite mas nenhuma me satisfez 100% esta tua receita parece-me que é mesmo o que ando á procura. Vou levar a receita comigo pois estão mesmo optimos.
Bjs

Pratos da Bela disse...

que aspecto maravilhoso, até me babei...
Jinhos foofs

~Lexibule~ disse...

Ils sont si parfaits tes jolis pains:))

Merci beaucoup pour ta chaleureuse visite dans ma cuisine!! xxx

Cristina disse...

Que lindos... estou sem palavras!

Anónimo disse...

VOU FAZER ESSA MARAVILHA HOJE MESMO.