sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cozido à Portuguesa
























Ingredientes:
450 g carne de vaca para cozer
450 g carne porco para cozer
1 fatias de toucinho
1 orelha
2 pés
1 focinho (não usei)
1 farinheira
0.5 chouriço corrente
0.5 chouriço de carne (chouriça)
1 couve lombarda
2 nabos
6 batatas
2 cenouras
1 chávena de arroz carolino

1. De véspera, coloque as carnes de porco (carne, a orelha, os pés, o focinho e o toucinho) num alguidar temperadas com sal. Reserve no frigorífico.
2. No dia, comece a preparar o cozido 2h antes da hora de almoçar/jantar.
3. Passe (lave) as carnes de porco por água.
4. Coloque na panela de pressão (grande) a carne de vaca e as carnes de porco, ficando a orelha por cima.
5. Cubra com água e tempere com sal.
6. Feche a panela de pressão e quando começar a fazer pressão conte 25 minutos.
7. Enquanto as carnes vão cozendo, fure a farinheira com um garfo e leve-a a cozer num tachito com água aproximadamente por 10 minutos. Reserve a água da farinheira.
8. Descasque as batatas, as cenouras e os nabos. Corte as batatas e os nabos a meio e as cenouras em quartos. Lave a couve e rasgue-a em pedaços.
9. Passado os 25 minutos, desligue o fogão, deixe a pressão sair, tire o bico para sair o resto da pressão e abre a panela. Reserve as carnes.
10. Noutra panela, igualmente grande, coloque os legumes, e os chouriços. Cubra metade com água lavada e a outra metade com a água da cozedura das carnes. Tempere com sal e deixe cozer entre 10 a 15 minutos ou até as batatas estarem cozidas.
11. Ao mesmo tempo que os legumes vão cozendo, coloque num tachito 1 chávena de arroz com 2 chávenas da água onde cozeu a farinheira. Tempere com sal e deixe cozer até a água evaporar na totalidade.
12. Por último, no fim de estar tudo cozido, coloque tudo em travessas: os legumes numa e o arroz noutra, solto com um garfo. Corte as carnes e os chouriços e disponha-os noutra travessa. Sirva e aprecie.








































































Nota: O meu 1º cozido!!!! hehe... E muito honestamente, correu-me muito bem!!
Há pratos tradicionais que pertencem à nossa cultura e eu não poderia deixar de aprender a fazê-lo. As nossas mães, avós, tias, etc todas sabem fazê-lo... faz parte da herança de ser português...
É um prato que rende muitoooo daí muita gente só o fazer quando tem a casa cheia... mas é óbvio que não ia experimentar a fazer este prato pela 1ª vez com convidados em casa... tive de testar primeiro... As quantidades que aqui coloco dá para 4 pessoas... e ainda sobra qualquer coisita... =D
É simples de fazer... mas leva tempo a confeccionar.
Fartei-me de pesquisar receitas do cozido à português... mas havia tantas... umas tão diferentes das outras... umas levavam frango, outras entrecosto, outras apenas mostravam fotos (Porque não postam receita? Há pessoas que não sabem fazer!!), outras não colocavam quantidades, enfim... acabei por me basear nas recordações do cozido da minha mãe e inclusive perguntei-lhe como é que ela o fazia... e assim o fiz. =D
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

19 comentários:

Paulinha disse...

Que delícia de cozido à portuguesa. Adoro e é tradição comer este pratinho fabuloso no dia de Carnaval.
Vou levar a receita comigo para experimentar. Beijinhos

Babalu disse...

Jú está com aspecto fantástico! Abriu-me o apetite!!!!
bjkas

PratosdaBela disse...

O meu prato preferido....

Jinhos fofos

Smsn-artes e ideias disse...

tb faço como tu:) e tb as vezes recorro as dicas da minha mae hihi


smsn.artes

Cinha disse...

Adoro cozido é dos meus pratos favoritos,costumo fazer muitas vezes ao Domingo!
Ficou com tão bom as+pecto o teu!
Beijinhos grandes.,

Carina disse...

E fizeste muitíssimo bem este cozido!!!!
Ficou deliciosooooooo!!!!

Beijocas :)

Tati - Panelaterapia disse...

Eu sempre ouvia falar do cozido à Portuguesa mas nunca via em nenhum blog. Até pensei: "será que nem é tão popular assim por lá"?

Gostei de vê-lo por aqui, deve ser muito saboroso!!
Bjs

Alma disse...

Que delicia!! Quanto ás receitas eu penso que é daqueles pratos em que cada casa tem a sua receita, digo casa e não família,porque no meu caso a minha avó era uma cozinheira de mão cheia, ensinou as4 filhas a cozinhar mas no que toca ao cozido ( outros quantos pratos tradicinais) cada uma delas faz diferente. No da minha mãe tem sempre galinha caseira e só desde que casei (4 anos) é que a farinheira entrou o nosso cozido porque o meu marido gosta.

Isabel disse...

Olá Jú,
Adoro cozido. é também UM dos meus pratos preferidos! Ficou com um aspecto maravilhoso, principalmente a travessinha das carnes! Parabéns! Agora já salvaste muitas meninas que gostariam de experimentar e não encontravam a receita ideal!
Um grande beijinho e um excelente fim-de-semana!

moranguita disse...

ola ju
ca em casa tambem fazemos muita vez mas colocxamos frango tambem e fica muito bom.
e um prato que gosto muito
beijinhos

claudia disse...

Eu adoro cozido à portuguesa e o que mais aprecio são os enchidos (farinheira e chouriço de sangue!))

Marinex disse...

como eu adoro cozido... mas realmente tb nunca fiz. a minha mãe é que se encarrega disso, mas tal como tu um dia hei-de tb experimentar... beijinhos

Borboleta disse...

Que belo cozido!!! Eu também gosto muito, mas tem de ser quando se tem muitas pessoas em casa, é daquelas comidas que só para 2 não dá, ou seja, dá demais!!!
Bjs....

Guidinha Pinto disse...

Mas há lá melhor cozido do que aquele que era confeccionado em casa materna? E depois este é um prato tradicional que pode levar o que tivermos em casa. E quando há visitas «normais» um cozido para todos é um regalo.
Eu por exemplo, não uso entrecosto mas as costelas que são retiradas do lombo do suíno: o piano. Salgo-o com as outras carnes de porco e é muito mais gostoso que o estrecosto. Ponho carne de vaca, de galinha, de porco, diversos os enchidos mas cozo a vaca e a galinha à parte. Neste caldo é que cozo os legumes e o arroz. Desprezo a água de cozer os enchidos e o porco. Ah! e às vezes ponho uma chávena de feijão manteiga demolhado de véspera a cozer uns 20 minutos antes dos legumes.
Depois, o que sobre, guardo. Daí a uns dias Marido pergunta: Não sobrou cozido no outro dia? É só aquecer e prá mesa!
Desculpe, alonguei-me.
Beijo

a Trofa tem cozinheira disse...

Magnifico o teu cozido!!! UAU!!!! De facto so lhe falta mesmo o frango, de resto esta como aqui na zona Norte e como faz a minha mãe!!!! Sem duvida que essa comida
é para muitos mas de facto tem de se fazer antes de servi-lo!!! ESTA LINDO SIM!!! PERFEITO!

ameixa seca disse...

Que espectáculo :)

One Guy Alone disse...

Ehehe... não sou adepto do cozido... e parece-me que a culpa está na apresentação! A forma como dispuseste o mesmo... hum sai uma travessa por favor :D... ops, 4 pratos, tudo dividido ;)

Unknown disse...

Hei...
Vou pedir desculpa mas tenho que fazer reparos a este cozido.
o cozido á portuguesa terá forçosamente que ser cozinhado em potes de ferro ou panelas mas de ferro e á lareira pois a lenha dá-lhe outro sabor, e claro um cozido sem galinha caseira não é cozido á portuguesa, portanto; cozer no pote a carne de vaca com a galinha caseira, os enchidos e as carnes de porco salgadas são cozidas á parte num pote ou panela de ferro, e o caldo da carne de vaca /galinha é que será aproveitado para cozer as batatas e os legumes, não tem nada que saber é só controlar a cozedura e verão que em termos de paladar é muito mais saboroso.
ingredientes:nispo de vaca, galinha, chouriça de cebola caseiro, chouriça de carne caseira, chouriço de colorau, chouriço de vinho, costela de porco, barriga de porco, orelha de porco, cabeça de porco, pernil de porco, unha de porco, batatas, cenoura, varias hortaliças, as carnes de porco terão que ser salgadas em vinho tinto verde caseiro 24 horas antes.
Bom apetite
Cesario pereira

disse...

Sr Cesário...
Compreendo o que diz...e agradeço o seu comentário.

Quanto à galinha... nunca comi nenhum cozido com galinha... não na casa da minha mãe, não na casa da sogra e nem em casa de tios... pelo que, eu dispenso também.
Quando andei à procura de uma receita de cozido, encontrei imensas!! TODAS DIFERENTES!

Concordo que as panelas de ferro à lareira dão outro sabor... mas nos tempos que correm... nem sempre há essa a possibilidade. Na minha casa não existe lareira... temos de nos adaptar às modernisses.

Para resumir... a minha intenção foi criar o meu cozido para um número reduzido de pessoas... =)

Mas fica aqui o seu comentário para quem quiser se aventurar num cozido mesmo tradicional =)