quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pão Vienense

























Ingredientes:
2 colheres de café de fermento ou 25 g de fermento fresco
50 g de açúcar
500 g de farinha T45
300 ml de leite
60 g de manteiga
1,5 colher de café de sal

1. Introduza os ingredientes pela ordem descrita na cuba da máquina do pão.
2. Inicio o programa «massa», geralmente de 1h30m.
3. Verifique se o volume da massa duplicou ou triplicou, caso contrário, prolongue a levedura da massa com a máquina desligada.
4. Coloque a massa sobre uma bancada enfarinhada, pressione-a para lhe retirar as bolhas de ar e divida-a em 6 partes iguais de 150 g.
5. Cubra com um pano húmido e deixe os pedaços de massa em repouso durante 15 minutos.
6. Volte os pedaços de massa. Aplane-os, dobre-os em dois voltados para si e repita uma vez estas operações.
7. Role os pedaços de massa para formar 6 baguetes de 30cm. Ponha-os em 2 tabuleiros antiaderentes.
8. Numa tigela, bata 1 ovo com 2 pitadas de sal e dilua com 2 colheres de sopa de água. Com a ajuda de um pincel, espalhe esta mistura por cima da massa e, em seguida, faça cortes paralelos com uma lâmina.
9. Deixe levedar durante 40 minutos em forno 30ºC -40 ºC (o volume deve duplicar)
10. Retire as baguetes e pré-aqueça o forno a 170ºC.
11. Volte a pincelar uma última vez e depois ponha os tabuleiros no forno em dois níveis. Deixe cozer durante 20 minutos, trocando os tabuleiros a meio da cozedura.
12. Deixe arrefecer sobre uma grelha.
























Nota: Aqui está uma receita com a minha tão procurada farinha!!
O problema é que foi uma desilusão... =[ mas só se desilude quem alguma vez se iludiu... não me refiro à farinha óbvio! Eu é que quando vi a foto do pão no livro O Atelier do Pão pensava que este pão seria as tão famosas e viciantes baguetes dos hipermercados... EU ADORO ESSAS BAGUETES!!!
Já pesquisei na net (incluindo em blogues franceses), já fiz 2 ou 3 receitas diferentes das ditas baguetes... e não me venham com tretas que NÃO TÊM NADA, MAS MESMO NADA, A HAVER! Nem parecidas são...
Daí me ter iludido tanto mal vi a foto no livro... e fui fazê-las toda contente... o resultado: Pão doce!!
Só mesmo eu para não ter sumado que açúcar + leite = pão doce! =[
O pão é bom! Com fiambre, doce para o pequeno almoço... mas não era o que pensava que ia sair do forno =[

Portanto deixo aqui um apelo:
Existe alguma alma caridosa que tenha uma receita das baguetes "francesas" (tipo intermarché ou continente)... que ficam assim estaladiças... ?? =D
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

17 comentários:

Sissamar disse...

Olha, muito boa pergunta! Quando souberes conta-nos! Mas ficaram com um aspecto delicioso!
Pq não tentas no blog "Pão, bolos e Cia". O dono do blog, costuma fazer bastante pão de várias receitas e pode ser que lá encontres o que procuras, ou até que ele te possa ajudar!
E tens razão, as baguetes são optimas!
Beijinhos
Silvia

Marisa Duarte disse...

Infelismente não te posso ajudar quanto á verdadeira receita do pão que tanto aprecias, mas olha, este ficou com um optimo aspecto, bem fofinho. Entre erros e enganos sempre vais fazendo outras delicias :)

Sarokas disse...

infelizmente não te posso ajudar!não conheço receitas dessas baguetes.
esse teu pão parece um chamado brioche que compro na sacolinha, a diferença é que o que compro é redondinho!;)

Missy disse...

Jú, baguette vienensé que se respeite é mesmo doce,
muito boa para acompanhar Foie Gras,
salmão fumado etc......

quanto à receita das famosas baguetes francesas, eu tenho, mas em casa e neste momento estou de fériasssssssssssssssssssssss !

quando voltar a Pombal, procuro e digo-te.......se não me esquecer, por isso relembra-me, e se pelo Bodo passares por lá , diz....
bjka

Ana do Canto disse...

Olá! Depois de ver o teu tópico, andei aqui a pesquisar! è que eu tenho que começar tb a fazer baguette em casa porque o meu marido é francês e tem saudades! E num site Francês vi várias receitas, que basicamente se resume a isto.(é tão básico que nem parece verdade, lolll)
500g farinha 55
350g (gramas e não ml) água
12 g sal
20 g fermento fresco

Máquina do pão programa de amassar! tender a massa em forma de baguette, e colocar no tabuleiro próprio, aguardar 20-30 minutos para levedar mais. e levas ao forno pré aquecido 220ºC por 15-20 minutos (vigiando). não esquecer a taça de água que deverá estar dentro do forno desde o momento que este é ligado para começar logo a libertar humidade no ambiente. Boa Sorte, e espero que corra tudo bem! Beijocas

Bombom disse...

Eu não conheço as Baguetes a que se refere, mas o Pão Vienense das receitas que conheço, todos levam um pouco de açúcar. São pães adocicados óptimos para o pequeno almoço ou os lanches, acompanhados de queijo ou compotas.Não conhecia a farinha T 45. Será que é mais fina?
Tenho o Livro "Pain Maison" de Cathy Ytak e encontrei nele a receita do Pão Vienense. É parecida com a sua, mas difere em algumas quantidades.
Pão de 600g:
200 ml de leite, 350 g de farinha de trigo T55 ou T65, 2 colh. café de fermento seco de padeiro, 1 colh. café de sal, 50g de manteiga derretida (misturada ao leite), 35g de açúcar, 1 colh. café de sumo de limão.
Estes pães são mais saborosos algumas horas depois de feitos.
De qualquer modo, acho o sabor semelhante ao seu. Sabe que os pães de compra, muitas vezes contém aditivos de sabor à base de químicos e sabem melhor mas fazem muito mal à saúde. Sugiro que experimente o Pão de Challá. Acho que deve gostar.Pode ver no Meu Estaminé ou em Cinara`s Place.
Bjs. Bombom

moranguita disse...

nao sei ams ja viste no blog da bela?
se nao souberes qual e eu posso dar ela tm imensa receitas de pao
beijinhos

Daniana Bittencourt disse...

Sinto informar que não tenho essa receita. Mas seu pão doce está com uma cara ótima e deve ser delicioso também. A massa parece ser bem fofinha.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

disse...

Tou cansandissima!!!!!
Vim pro trabalho de bicicleta... 8kms!!

Mudando de assunto...
Jacinta... vem depressa!! quero experimentar a tua receita!

Ana do Canto... essa foi uma das receitas que já experimentei... experimentei assim e experimentei outra semelhante mas que levou levedura que tinha deixado a levedar de vespera por 10-12 horas... o efeito foi igual.
Obrigada na mesma.

Bombom, obrigada na mesma =D... eu sei que leva coisas menos boas... mas o resultado é bom demais lol lol
Vou ao teu blogue ver esse pão challá (gostei do nome!)

Alexandra, qual bela? Pratos da Bela? Belinha gulosa?

Daniana, o pão que falo não deve existir no brasil... mas certamente que já ouviu falar... aquele pão comprimido que os franceses apreciam muito?

Obrigada a todas

Marina disse...

Apesar de não ser o que esperavas está com um aspecto super fofo! Eu levo a receita na mesmo, ok?
E a das baguetes vou procurar. Não sei se tenho ali alguma receita...
Beijinhos.

cécile decaux disse...

Bonjour,

J'espère que vous me comprendrez, désolée je ne parle pas portugais.

Je suis l'auteur du livre "l'atelier-pain" (o atelier do pao") et effectivement la recette que vous avez testée n'est pas du tout celle des baguettes françaises… mais d'un pain au lait qu'on mange au goûter, avec de la confiture par exemple. Essayez la recette page 19 sinon il y a beaucoup de recettes disponibles sur mon blog !
amitiés
Cécile Decaux

moranguita disse...

estava a falar do pratos da bela
ela tem iemnsas receitas de pao la ...

disse...

A minha boca ficou bem aberta!!
Como é que a Cécile veio dar com o meu blogue??

De facto as baguetes da página 19 já estavam na minha mira... irei fazê-las sim... em breve.

Entretanto penso ter encontrado a tal receita que queria... mas a receita só tem 22 páginas e está em inglês... estou a ganhar coragem!

Ana do Canto disse...

Olá! Ontem andava eu a distrair-me a ver receitas, quando encontrei esta receita de pão francês (baguete) que me parece mesmo com querias. É pelo menos igual ao que eu comi em Paris à 3 meses na Lua de mel, pelo menos de aspecto, tirei a receita para fazer logo que possa, e lembrei-me de perguntar se já tens esta:

http://www.lacucinetta.com.br/2008/01/padaria-de-domingo-4-po-francs.html

Espero ter ajudado! ;)

beijocas

Ana do Canto

Fatima disse...

Olá

Como tb sou fã da minha MFP vim parar ao teu blog onde vi o "apelo" pela receita de baguetes...vê este link que é extraido de um livro que tenho "manual enciclopédico do pão caseiro"
http://www.culinarias.net/baguettes_francesas-rc1054.html

Ceci disse...

Olá Jú! Sou seguidora do seu blogue, já tenho feito algumas receitas e têm saído sempre muito bem. Agora, em relação à estas baguetes, elas são mesmo assim, doces. Nasci e vivi em Paris até aos 14 e as baguetes vienenses são mesmo uma boa recordação, mas as que eu preferia eram as que tinham pepitas de chocolate: uma delícia!!=P Mas chega de tagarelar... só tenho mesmo uma dúvida em relação à esta receita e à muitas outras que tenho e queria experimentar que é: onde compra a farinha 45?? Já procurei por muitas lojas (físicas e online) e não consigo encontrar! Será que me pode ajudar? Agradeço desde já! Beijinhos, Cecília.

disse...

Ceci,
desde já muito obrigada pelo seu comentário.
É sempre agradável saber que os leitores chegam mesmo a testar as receitas e inclusive GOSTAM! =)

Relativamente à sua dúvida... penso que já não se vende. Antes era a Branca de Neve que vendia uns saquinhos de farinha com 500 grs...
Na altura já me vi aflita para a conseguir... já foram os últimos pacotes. Cheguei mesmo a ligar para lá e eles dissetam que só fabricavam em sacos de 25 kgs para um unico cliente...