quarta-feira, 22 de julho de 2015

Tart au Citron


Ingredientes:

Massa:
125 g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
110 g açúcar em pó (icing sugar) peneirado
1 gema bem cozida
1 gema
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
275 g de farinha peneirada
1 pitada de sal

Recheio (Lemon Curd):
3 ovos
3 gemas
175 g de açúcar
1 limão (raspa)
150 ml de sumo fresco de limão (cerca de 4 limões grandes)
150 g de manteiga
125 ml de "sour cream" (veja nos supermercados Aldi)

Massa:
1. Bata a manteiga com o açúcar em pó.
2. Adicione a gema de ovo cozida ralada.
3. Junte a gema crua e o extrato de baunilha e misture até estar bem incorporado.
4. Acrescente a farinha e o sal e misture até obter uma massa fofa.
5. Envolva esta massa em película transparente e leve ao frigorífico até estar firme, cerca de 2 horas.
6. Numa bancada enfarinhada, tenda a massa suavemente e forre uma tarteira de fundo amovível.
7. Coloque a tarteira no frigorífico por 30 minutos.
8. Ligue o forno a 165ºC.
9. Com um garfo, fure a massa e leve ao forno cerca de 20 minutos.
10. Deixe arrefecer a temperatura ambiente.

Recheio (Lemon Curd):
1. Coloque um tachinho com água ao lume.
2. Numa taça de metal, junte os ovos, as gemas, o açúcar, a raspa e o sumo de limão e mexa com a vara de arames.
3. Quando a água do tacho estiver a ferver, coloque a taça de metal por cima (sem tocar na água) e deixe fica cerca de 1 minuto mexendo suavemente.
4. Adicione a manteiga e continue sempre a mexer até o preparado engrossar (cerca de 5 minutos).
5. Retire a taça do calor, e adicione o "sour cream" mexendo até incorporar.
6. Verta este preparado, ainda morno, para a tarteira e deixe arrefecer no frigorífico durante a noite.


Nota: Esta receita não deve agradar a todos! É um tanto ácida! ;) Eu sou mais docinha, eu até nos chás preciso de açúcar!! Mas ainda assim decidi testá-la... 
Inicialmente quando vi a Anna Olson a fazer a receita na Foodnetwork, achei-a muito semelhante a uma receita que uma prima (Célia Ferreira) já havia feito. Eu já sabia o que me esperava ;) Parece ser uma receita clássica de França...
Não esperem uma tarte docinha... é só o que vos digo! Textura impecável!!
Quanto ao sour cream, eu pensava que não existia em Portugal... mas uma menina alertou-me que existe nos supermercados Aldi... se não encontrar, no site Malas e Panelas encontrei 3 receitas caseiras para fazer sour cream (1/2 xícaras de creme de leite fresco = 150 g natas frescas / 1/2 xícara de iogurte natural = 125 g).


  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

10 comentários:

O cantinho dos Gulosos disse...

que tarte perfeita, e com limão...é a minha cara mesmo adorei


O Cantinho dos Gulosos

Receitas da Belinha Gulosa disse...

Olha que ficou mesmo bonita, deve ser bem saborosa, gostei muito, bjiokitas

cozinha100segredos disse...

Saudades, saudades, saudades das tuas receitas! Ainda ontem tinha estado a pensar em ti! Que bela tarte! Os doces não tem sempre que ser demasiado doces e essa tarte parece ser deliciosa! Adorei a textura! Se puderes passa no meu blog, tenho lá um desafio a decorrer, adorava que participasses caso queiras e possas! Beijinhos

Ana disse...

Eu adoro doces de limão! Para mim são perfeitos!

Esta parece-me muito bem! :)

Le Bonheur de la Cuisine disse...

Que aspecto fantastico!

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de tarte, tão apetitosa!

marijose disse...

Ummmm deliciosa¡¡¡¡¡ besos

Susana Machado disse...

que bom aspecto!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Iza disse...

Ai que aspeto maravilhoso!! É daquelas tartes que não consigo resistir!
Bjs

Mary - Strawberrycandy disse...

Que tarte fantástica,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario