sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bacalhau com Broa























Ingredientes:
3 postas médias de bacalhau (lombo)
4 dentes de alho descascados
1 broa de milho pequena/média
Azeite q.b.
Pimenta preta q.b.

1. Coloque o bacalhau (já descongelado e demolhado) num tabuleiro de ir o forno com a pele virada para baixo.
2. Esmague 2 dentes de alho e esfregue-os no bacalhau.
3. Regue o bacalhau com um bom fio de azeite e leve o bacalhau ao forno por uns 20 minutos.
4. Enquanto isso, esfarele a broa e tempere-a com pimenta preta moída, os 2 dentes de alho finamente picados e regue com bastante azeite (até reparar que a broa absorveu bem o azeite e fica dourada).
5. Retire o bacalhau do forno e cubra-o com a broa.
6. Volte a levar o tabuleiro ao forno até a broa ficar ainda mais dourada e crocante (não reparei quanto tempo mas talvez 15/20 minutos)























Nota: Adoro que as coisas me corram bem.. quem não gosta?? Em Janeiro deste ano, fui com um grupo de amigos à Serra da Estrela... acabamos por ir almoçar a um restaurante (que não sei o nome) onde comi o MELHOR BACALHAU DA MINHA VIDA! Era bacalhau com broa... uma simples posta de bacalhau coberta com uma camada de broa muito crocante... estava tão mas tão bom... nada parecido com aquilo que eu já tivesse feito... mas qual era o segredo?
Toca a pesquisar receitas que fossem diferentes... a eleita foi  mesmo a do blogue As Minhas 1001 Ideias... que vos posso dizer... SOBERBO!! Delicioso... E já repararam que é tão simples de fazer???
Segredo... penso que será o azeite e o alho... =) tão simples... tão bom. RECOMENDO VIVAMENTE.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

2 comentários:

Vânia Medeiros disse...

Olá Ju! Essa é uma receita que muitas vezes é repetida cá por casa. Experimenta colocar cebola em meias luas por baixo do bacalhau com um fiozinho de azeite.
No final, o sabor doce da cebola em combinação com o doce e crocante da broa fica divinal! ;-)
Bons cozinhados!

Coisas de lady disse...

Olá Juliana, só para dizer que adoro o seu blogue, identifico-me bastante com as receitas aqui publicadas (se calhar porque seremos da mesma zona, digo eu) e hoje testei este bacalhau. De facto, esta é a tal receita. Já tinha testado outras mas nunca tinha encontrado uma que me enchesse as medidas. Simples e muito muito saborosa. Fiz um "brilharete" :)
Tenho outras para testar. Obrigada