quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bolo de Aniversário III
































Génoise de Morango

Ingredientes
Bolo: (fiz 3 vezes a receita do bolo)
4 ovos
120 g de açúcar
60 g de farinha
60 g de fécula (usei farinha custard)
60 g de amêndoas moídas
2 colheres de essência de baunilha
30 g de manteiga (usei vaqueiro líquida)

Recheio:
500 g de morangos
1 saqueta de preparado de chantilly + 200 ml de leite

Bolo:
1. Numa tigela bata os ovos e o açúcar até obter um preparado branco, espumoso e muito consistente.
2. Adicione a farinha, a fécula, as amêndoas moídas, a essência de baunilha e a manteiga derretida.
3. Unte e polvilhe uma forma de fundo amovível, verta a massa e leve a cozer durante 25 minutos em forno pré-aquecido a 210º C.
4. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Recheio:
5. Numa tigela bata o leite com o interior da saqueta até obter um chantilly bem firme.
6. Lave, escora e corte os morngos (não serão preciso todos) e incorpore-os ao chantilly.
7. Coloque um dos bolos sobre um prato de servir, cubra com bastante recheio, outro bolo por cima, mais recheio e termine com o último bolo.
8. Decore a gosto.






























Nota: Ora bem... apesar de eu, e toda a gente, ter adorado o aspecto exterior do bolo... de facto esta receita não me correu nada bem!
Fiz este bolo para o aniversário da minha mãe e da minha irmã que fazem anos no mesmo dia... pensei fazer um Génoise de Morangos que vi no site Doces Regionais, uma vez que a imagem do bolo nunca me saiu do pensamento... contudo a receita não deve corresponder à foto!
Faço o bolo a pensar que depois teria de o cortar em 3 camadas pôr o recheio e já está... quando fui a tirar o bolo do forno... foi uma desilusão... ele não tinha crescido nada... não entendi... mas acabei por decidir fazer 3 vezes o mesmo bolo para poder ficar com 3 camadas de bolo.
E pronto lá fiz, montei o bolo e decorei ao meu gosto...
Toda a gente adorou, cantou-se os parabéns, abriu-se o champanhe e quando fomos a comer o bolo... outra desilusão!!! Se não tivéssemos em família chegava mesmo a ser embaraçoso =( os bolos não ficaram nada fofos, pelo contrário... ficaram maçudos... =(
Não sei onde é que errei na receita...
- Será que a receita não corresponde à foto?
- Foi de não ter usado a fécula e ter substituído por farinha custard?
- Será que este suposto génoise é suposto ser uma miniatura de bolo?
- Apenas tive azar?
- Será o Génoise uma espécie de molotof... que corre mal a muita gente e não se sabe bem porquê?

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

27 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Que pena que não correu bem, mas valeu a intenção e todo o carinho que puseste para que ficasse bom.Decerto que a tua tentaiva foi muito apreciada pelas aniversariantes...

Bjinho,

Rita

Sónia Meirinho disse...

olá!!! Olha, infelizmente não te posso ajudar pois o fiz, sei que a fécula lhe confere um aspecto mais fofo agora não sei até que ponto é que a teres substituído possa ter provocado isto. Mas de facto pelo aspecto ninguém diria!!!! Pode ser que alguém te ajude a resolver o mistério. Parabéns pela decoração que ficou 5**** beijos

Paulinha disse...

Nunca experimentei massa Génoise pelo que não te posso ajudar a desvendar o mistério, mas poderá ser mesmo provável que a substituição da farinha custard pela fécula de batata tenha causado o problema na massa, ou entao cozeu demais...

Quanto às quantidades, pelo que vejo, deve ser msmo a receita para triplicar por três pois as quantidades são mínimas mesmo daí não ter crescido muito...

Mas olha, independentemente destes problemas todos, tenho que dar os meus parabéns pelo aspecto pois ficou lindissimo!! Tens imenso jeito para decoração de bolos!

Beijinhos*

Célia disse...

Isso por vezes também me acontece, eu acho que muitas vezes as fotos não correspondem ás receitas, mas enfim.
A decoração ficou linda, e o que interessa é a intenção.
Beijinho.

Susana Matias disse...

Quanto a a esse tipo de massa, não te posso ajudar, nunca experimentei...

Mas o que conta é a intenção certo...

e o bolo em si está lindo....

parabéns miga...

jinhos

Sissamar disse...

Que pena! Estava tão bonito, que pena que não correspondeu á aparência. Tb nunca experimentei essa massa, mas talvez a substituição das farinhas tenha alguma coisa a haver. Já fiz bolos com a fécula e ficam muito "leves e fofos" lol.
Agora uma pergunta, onde compras aquelas velas tão giras? Já as tinha visto, andei á procura pelos sites da especialidade e não encontei. Essas velas e uns enfeites parecidos com uns corações no cimo por ex.
Beijinho

disse...

Silvia, as velas comprei-as aqui:
http://catalogo.istofaz-se.pt/cat/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=35&Itemid=1

Marisa Duarte disse...

olha o bolo está lindo, a mim tambem já me aconteceu ter de fazer 3 vezes o mesmo bolo porque não crescia para o cortar em 3 partes. A fécula dá mesmo um aspecto muito mais leve ao bolo e fôfo e já reparei quando meto custard fica mais compacto, ou então meto mais fermento... enfim, á parte disso ficou com um visual fantástico e de certeza que todos adoraram!

Sissamar disse...

Por acaso conheço esse site! Tenho de lá ir ver novamente desta vez de olhos abertos ehehehhe
<Obrigada pela ajuda, vou lá ver "aquele" site que me indicas-te, alguma coisa digo-te.
Beijinho e obrigada!

Haydee disse...

Nunca fiz esse tipo de bolo, mas assim que li a receita percebi que não vai fermento. Será que não foi isso que o deixou pesado?

Realmente a decoração ficou linda! Parabéns!

Anónimo disse...

Olá Jú, não sendo eu uma expert na cozinha posso sugerir-te um dos motivos pelo qual o bolo não tenha ficado fofinho: com que varas bateste o bolo? A mim acontecia-me o mesmo com um bolo até me terem feito esta questão! Eu costumo bater com as varas em espiral mas existem bolos que devem ser batidos com as varas das claras pois quando levam pouca farinha só assim crescem...não sei se terá sido por isso mas eu quando troquei as varas consegui fazer o bolo correcto pela 1ª vez, após não sei quantas tentativas!
Espero ter ajudado
claudia

São Ribeiro disse...

ACONTECE-ME TANTAS VEZES O RESULTADO NÃO TER NADA A VER COM O QUE ME SAI, AS VEZES FICO FULA, MAS ÁS VEZES DÁ PARA REMEDIAR.
APESAR DE TUDO O BOLO FICOU LINDO.
BJS

disse...

claudia, eu uso sempre as varas de bater as claras...
pelos comentários o erro foi não ter colocado a fécula =(
como diz o outro... é crescer e aprender!

Ana Maria disse...

Ju, tambem tenho tido o mesmo problema com todos os bolos que tenho feito neste ultmo mês. Ficam lindos no forno e assim que desligo, encolhem que dá dó. Ficam pequeninos e enqueijados. Será do frio? Não sei, mas tambem tenho destes desastres.
No teu caso deve ter sido por substituires a fécula. Farinha custard não é a mesma coisa. Para a próxima fica melhor, deixa lá. Beijinhos

Isabel Salvador disse...

que pena Jú mas de aspecto está lindo muito lindo,bjokinahs

a disse...

Olá Ju
Apesar de todas as peripécias com o bolinho este ficou LINDO...a decoração ficou muito mimosaaa ;)
É bem verdade, é crescer e aprender. A mim acontece-me cada coisa nas minhas aventuras culinárias :(...
Beijinhos

disse...

Sandra... não consigo aceder à teu blogue... diz que não tenho permissão. =D

disse...

Ana, no meu caso o que te acontece não me acontece... aconteceu neste =(
enfim... tenho de experimentar noutro dia.

Missy disse...

olá Jú, o bolo está linda, é pena não conseguires o que pretendias, já me aconteceu fazer receitas pela sugestão de outros blogs e há alguns que não querem divulgar os segredos todos ! e enganam-nos de preposito !
eu acho que não deverias dispensar a fécula, também o facto de ter amêndoa moída, tira-lhe fofura e torna-o mais seco,
mas de certeza que ainda vais tirar as teimas !

Velud'arte disse...

Jú, apesar de teres ficado triste, anima-te rapariga, o bolo tá mais que lindo LINDO, LINDO...
Experimenta com fécula (fica sempre mais fofo) mas se não consegues descobrir o que falha na receita, adapta e inventa aí uma receita maravilhosa que tens capacidade para isso!
Muitos parabéns!
Explica lá como é que fizeste as letrinhas e o ratinho, que já estou em pulgas... é maçapão?
Disso eu não percebo nadinha...

ameixa seca disse...

Voltaria a fazer a receita mas sem as substituições para ver se foi disso :)

disse...

Velud´arte,
usei pasta americana para fazer as letras e o ratinho.

a disse...


Agora já consegues, ficou temporariamente restrito porque estava em "obras" :))
Beijinhos

Dina Pinheiro disse...

adorei o ratinho

moranguita disse...

eu penso que deve-se a fecula porque iria deixar o bolo mais leve.
mas e uma questao de tentares de novo numa versao mais pequenina para ver se corre melhor

a Trofa tem cozinheira disse...

amiga q pena....de facto pelo aspecto nao diria que nao tinha ficado delicioso!!! ESTA UM MAXIMO lindissimo!!! :)

PS: ve se me ligas tenho mto mas mto pa te contar!

Fátima Meneses disse...

Olá,
Provavelmente deveu-se ao tamanho da forma, talvez a sua fosse maior.
bjs