quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Salada de Orelha de Porco



Ingredientes:
2 orelhas de porco lavadas
6 dentes de alho picados
1 molho de coentros picados
1 chávena de chá de azeite
1 chávena de café de vinagre (usei meia chávena)
Sal q.b.
1/2 limão (sumo)
1 pitada de vinagre balsâmico

1. Durante a noite eu deixei as orelhas, bem lavadinhas, temperadas com sal.
2. Ferva água temperada com sal e coloque as orelhas a cozer cerca de 40 a 50 minutos (antes de retirar provei para testar de sal e para ver se estava tenro).
3. Depois de cozidas, corte-as aos pedacinhos e coloque-as numa travessa.
4. Tempere com os alhos, os coentros, o azeite, o vinagre e o vinagre balsâmico e mexa tudo.
5. Leve ao frio no mínimo 3 horas, para ganhar gosto.
6. Na hora de servir, aqueça um pouco (se quiser) e regue com o sumo de limão.


Nota: Este petisco não é para todos! Eu cá adoro petiscos... Numa jantarada decidi fazer pela primeira vez! Por acaso ficou muito bom. ;D 
Os meus contratempos foram: quando acabei de cozinhar a orelha, provei-a e achei-a no ponto em termos de sal. Mas no fim de repousar quase 8horas, achei que ficou um pouco insosso... ora eu cá sou da opinião que petiscos devem ser "pitosos"... pelo que, adicionei um pouquinho de sal grosso, levei a aquecer porque não gosto de comer orelha fria e porque o azeite (caseiro) colhou... depois reguei com o sumo de limão e servi. Optei por não utilizar o vinagre todo da receita porque fiquei com medo... achei muito vinagre. Mas sem dúvida que o toque do sumo de limão fez toda a diferença!
A receita é da Neuza, do Sabor Intenso... com direito a vídeo e tudo!







  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

11 comentários:

São Ribeiro disse...

A primeira vez que comi foi num restaurante em Braga e adorei.
Essa ficou com um aspecto delicioso
bjs

Prata da casa disse...

Olá Ju: nunca comi este petisco,mas concordo contigo, se é petisco tem que ter o gostinho a sal ( e já agora pimenta, que aqui em casa adoram!!).Ficou com muito bom aspeto.
Bjn
márcia

Rosa Santos disse...

Olá Ju!
Adoramos esta salada e façp muita vez. Gostei de conhecer um pouco deste blog, parabéns. Obrigada pela visita.
Beijinho

Simone Felic disse...

Eu particularmente gosto muito , mas aqui em casa sempre tem as crianças que torcem o nariz , para coisas diferentes e nem provam.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Formiguinha disse...

Olá Jú:)

Adoro salada de orelha de porco! Ai que belo petisco, já comia:)
Só retirava os coentros que não aprecio e substituía por salsa que também fica muito bem:)

Boa semana!
Beijinhos

Julia disse...

No lo he comido nunca.Me ha gustado tu bloc, he encontrado cosas muy interesantes, te invito a visitar el mío esta semana mesas marineras, restaurantes curiosos y una receta refrescante espero que te gusten mis propuestas y me encantaría que si no eres seguidora te hicieras para seguir compartiendo nuestros blogs
Elracodeldetall.blogspot.com

Selene disse...

Belo petisco!

Piteca disse...

Adoro! :)
Beijinhos doces.

Mary - Strawberrycandy disse...

Nunca fiz,....o meu marido iria adorar esse petisco!
Beijinhos,...
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Beh Müller disse...

Por anda você? Estou sentindo falta de suas receitas! Abraços cariocas, Beth Müller

Beh Müller disse...

Oi. estou sentindo falta de suas receitas. Por onde anda você? Beth (Rio de Janeiro)