segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Tarte de amêndoa



Ingredientes:
Massa:
150 g açúcar
150 g de manteiga amolecida
1 limão (raspa)
2 ovos
200 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento

Recheio:
4 colheres sopa de leite
150 g amêndoas palitadas ou laminadas
125 g de açúcar
125 g de manteiga
1/2 limão (sumo)

1. Ligue o forno a 180ºC.
2. Junte a manteiga, o açúcar e a raspa do limão e bata,
3. Junte os ovos e por fim a farinha e o fermento.
4. Verta a massa para uma tarteira de fundo amovível, espalhe bem e leve ao forno por +/- 15 minutos.
5. Enquanto isso, num tacho coloque todos os ingredientes do recheio e leve ao lume para a manteiga derreter.
6. Assim que derreter, deixe ferver por 2 minutos. Reserve.
7. Assim que a massa estiver cozida, retire do forno e aumente este para os 230ºC.
8. Enquanto o forno aquece, verta o recheio para cima da massa e espalhe bem.
9. Leve ao forno até caramelizar por cima...
10. Enquanto está quente, passe uma faca nas laterais da forma... para depois ser mais fácil de desenformar.


Nota: Decidi ver um episódio do "JA ao Lume" com José Avillez, e foi logo o episódio onde ele fez esta tarte de amêndoa! Fiquei de quatro pela tarte e assim que tive oportunidade coloquei as mãos ao trabalho.
Escusado será dizer que ficou maravilhosa... o saborzinho de limão também se notava. TOP. 
Não deixe cozer demais a massa da tarte... fique atenta! Também é possível que durante a caramelização caiam uns pingos de caramelo no forno... que é melhor você limpar enquanto o forno está quente. 
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

17 comentários:

Unknown disse...

hummm que bom aspeto! Bjinhos

Ana Alves disse...

Olá Ju

Tarte de amêndoa é das minhas favoritas, ficou linda.

Beijos

Su Delícia disse...

Que bela tarte! tem um aspecto fabuloso!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Diogo Marques disse...

É dos doces que mais gosto :) Ficou perfeita!
______________________
aculpaedasbolachas.com

Unknown disse...

Ficou linda :)

Anónimo disse...

Ia mesmo bem agora...

Boa semana.

Marina disse...

Ficou linda!!!
Também faço esta tarte á muitos anos só que não leva limão!
Bjs :)

Luisa Alexandra disse...

Ficou fantástica essa tarte, tão apetitosa!

Piteca disse...

Ai eu gosto tanto, mas tanto de tarte de amêndoa, nunca tinha visto com limão, mas acredito que fique uma delicia!! Que aspecto tão tentador que tem a tua, deu-me cá uma vontade de comer...eh eh!
Beijinhos doces.

Unknown disse...

Adoro tarte de amendoa e esta está linda!!
Podes dizer-me o diamentro da tarteira que usaste?

bjs

disse...

Vera, a minha tarteira é de 28 cm diâmetro... e é mesmo à justa... não uses mais pequeno.

Tertúlia da Susy disse...

Gosto tanto e ficou linda!
Bjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

Marisa Valadas disse...

Adoro e tem um belissimo e deliciosa aspecto

Unknown disse...

obrigada pela resposta. Tenho sempre medo que fique muito baixinha, neste caso é do tamanho da minha!:)

bjs

Unknown disse...

Obrigada Jú, pela partilha!
Assim que vi a tua receita fui para a cozinha e fiz a tarte. É uma delícia mesmo ao meu gosto. Adorei e tomei a liberdade de a copiar e colocar lá na Tasca!

Beijocas***

Marinex disse...

Hoje apetecia-me uma tarte de amêndoa diferente da habitual e esta foi a eleita... fabulosa é o que tenho a dizer!! beijinhos

Alcidia disse...

Eu sou do Algarve, e não existe nada melhor que uma tarte de amêndoa e a tua ficou genial :)
bjs

http://www.iguaria.com/