quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Açorda de Queijo








Ingredientes:

Massa:
400 g de farinha
20 g fermento de padeiro
1 colher de sopa de azeite
Sal fino q.b.
Água morna q.b.

Recheio:
3 embalagens de queijo ralado (usei mozzarella, emental e queijo da ilha)
2 fatias de bacon com cerca de 5 mm (não use bacon já em cubos)
200 ml bechamel
200 ml natas com matéria gorda MG 35% (Gresso e Mimosa têm)

Massa:
1. Dissolva o fermento num pouco de água morna.
2. Numa taça, misture a farinha, o fermento dissolvido, o azeite e o sal.
3. Vá adicionando água à medida que for precisando, você procura uma massa fácil de trabalhar sem colar às mãos.
4. Amasse bem, faça uma bola, coloque na taça e deixe num lugar quentinho a levedar.
Recheio:
5. Retire a "capa" do bacon, corte as fatias em cubinhos bem pequeninos e leve-os a fritar na própria gordura.
6. Numa taça, adicione os queijos ralados, o bechamel, as natas, o bacon frito e envolva bem.
Montagem:
7. Ligue o forno a 200ºC.
8. Amasse a massa levedada e espalme-a como se tivesse a fazer uma base de uma pizza, mas não muito fina!!
9. Coloque o recheio no centro, e feche bem a massa!
10. Leve ao forno cerca de 30 minutos, quando pronto, abra uma cavidade na massa e delicie-se com esta maravilha!!












Nota: Eu sei, é uma bomba calórica... mas a vida são só 2 dias... hoje comemos e amanhã estamos de dieta... Ok?
Ora a história desta receita... fui a um aniversário numa pizzaria aqui da zona, onde o casal aniversariante (Bruno e Carla) pede para trazer de entradas: "açorda de queijo". 
O meu primeiro pensamento foi: «-Quê??! Açorda?! Nãooooooo!!!!!!» - já estava eu a imaginar as açordas alentejanas... que eu nunca provei... mas elas não me apelam nadinha... pelo contrário... repelem! 
E eis que ela (a açorda) vem para a mesa e os meus olhos pensam «uauu»... Depois provo «Que bommmmm que é!!!»
Pesquisei logo na net, e encontrei um blog Outras Comidas, onde já tinha feito a receita dentro de uma carcaça de pão... bem, retirei a receita do recheio e as dicas e decidi experimentar, fazendo a massa de pão/pizza.
Fiz para o aniversário da minha mãe/irmã, depois no natal, depois num jantar de amigos, depois num jantar de família... hehehe é simplesmente maravilhosa! 
O meu único conselho: se decidir fazer disto entrada, faça um jantar bem mais leve... porque enche muitoooooo! É que uma pessoa não consegue parar!! É viciante! TOPPPPPPP!  
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

6 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Mas que maravilha, eu adoro queijo!

Marisa Valadas disse...

Que bom aspecto, belo petisco

Unknown disse...

Tenho mesmo que provar isto, tem um aspecto maravilhoso :)

That Cake Sweet disse...

Um verdadeiro manjar para mim, adoro queijo está linda e sabe sempre bem.

Beijinhos

Marina disse...

Fiquei deliciada!!!!
Vou levar a receita!
Bjs :)

Alice Martelo disse...

Oló Jú
Desastre por aqui, só o de tentar evitar provar estas delícias.
Adorei esta açorda, não conhecia, mas como sou fã de comuda italiana, e logo, adoro queijo, deve de ser mesmo à minha medida.
Gostei de conhecer o teu blog e vou ficar a seguir.
Beijinhos e uma excelente semana para ti.
Alice
http://mimosdemae.blogspot.pt