sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bolo de Laranja da Filipa






















Ingredientes:
1 laranja média
5 ovos
1/2 chávena de margarina líquida
2 chávenas de chá de açúcar
1 chávena de chá de leite
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 chávenas de chá de farinha com fermento

1. Corte a laranja aos pedaços e coloque-a na trituradora (com casca!) e desfaça-a, vá juntando os ovos e continue a triturar até obter uma massa líquida e homogénea.
2. Numa taça, verta o preparado anterior e adicione o açúcar, o leite, a margarina e o bicarbonato de sódio e misture tudo com a batedeira eléctrica até deixar de sentir o açúcar no fundo da taça.
3. Por fim, adicione a farinha e volte a misturar bem.
4. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Verta a massa para a forma e leve ao forno a 
180ºC durante, aproximadamente, 35 minutos.













































Nota: Ainda estou de queixo caído!! A minha sobrinha com 9 anos veio para minha casa e diz: «Tia, posso fazer o meu bolo de laranja?»... ao qual eu respondi muito admirada que sim... fiquei estupefacta quando a receita lhe saía daquele "pequeno cérebro" (está entre aspas porque ela acabou de dizer: «oh tia porque disseste pequeno? O meu cérebro é do tamanho do teu!») [loooooool] como se estivesse a ler a receita num livro de culinária...
E muito mais ESTUPEFACTA fiquei com o resultado!! É que o bolo é EXTREMAMENTE FOFINHO, HÚMIDOOOOOOOO, LEVE E COM UM FABULOSO SABOR A LARANJA!!!!
Recomendo vivamente! E sim, levou mesmo uma laranja inteira com casca e tudo =P
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

22 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

ficou com aspecto delicioso!! bem ao meu gosto, húmido ;)

ficou muito bonito

bom fim de semana

Sofia.Lopez disse...

Ficou fantástico, os meus parabéns à Filipa! Estou a ver que tens aí uma promissora aprendiz dos teus "desastres"!! :)
Beijocas

Mary - Strawberrycandy disse...

Estas crianças hoje em dia têm uma cabeça e prontidão para tudo!
Quanto ao bolo, a julgar pelas fotos, parece ficar bem fofinho e sendo de laranja só pode ser mesmo delicioso!
Parabéns à sobrinha e à tia,...
Bom fds,....Beijinhos
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

Pauluxa disse...

Bom dia,
Ficou realmente com um aspecto delicioso, pois a tua sobrinha segue as pisadas da tia, quem sai aos seus não degenera.
Parabéns à sobrinha por este bolo fabuloso.
Beijinhos e bom fim-de-semana

Inês Ginja disse...

Maravilha de bolinho! Adoro bolos de laranja bem fofos e húmidos! Os meus parabéns à Filipa e à tia.
Um beijinho.

DULCE disse...

que bueno y te ha quedado, besos

Isabel disse...

Obrigada à Filipa pela receita deste delicioso bolo. Deve ser muito fofinho, mas olha que a Filipa na foto não lhe fica nada atrás em questão de fofura!! Já vi que é dotada para a cozinha como a tia!
Beijinho às duas e bom fim-de-semana!

Ameixinha disse...

Ainda não fiz bolo de laranja com casca mas o aspecto é mesmo fenomenal :)

Gisela disse...

Os bolos de laranja inteira ficam uma maravilha, já fiz varias vezes e gosto imenso.
A tua sobrinha tem muito bom gosto.
Um beijinho e boa semana

Isabel Salvador disse...

Ficou com muito bom aspecto...adoro bolo de laranja com tudo hehehee...bjokitass

sónia, mulher e mãe disse...

Este bolo é uma delícia! Curiosamente aprendi a fazâ-lo também com uma Filipa :)
E ontem fiz um para o jantar que estava uma maravilha.
Beijinhos culinários

Anónimo disse...

Que bolo delicioso!!
Parabéns pelo seu Blog! :)

Uma questão: o bicarbonato de sódio é mesmo necessário? Gostaria de experimentar este bolo mas não tenho esse ingrediente...e para que serve o bicarbonato?

Um beijino e muito obrigada

Sandra P.

Piteca disse...

A sobrinha há-de sair à tia, com tanto geitinho para a cozinha...eh eh eh!! Ficou lindo o bolinho, dá vontade de trincar!
Beijinhos doces.

disse...

Sandra, o bicarbonato de sódio não fazia parte da receita... eu é que gosto de acrescentar para fazer os bolos crescerem mais um pouco. Não precisas de por...

Anónimo disse...

ola,

diz à tua sobremesa que o bolo dela está lindo e de certeza delicioso!!
Ja fiz há muito tempo um bolo de laranja inteira e gostei muito. Quando o meu pai tiver laranjas na horta, tenho de voltar a fazê-lo.

bj
Lucia

Sérgio Gomes disse...

Bolo de laranja é um clássico! Adoro!

Está visto que o jeito para a cozinha corre na família!

Beijos.

Unknown disse...

Olá,vim conhecer seu Blog e aproveitei para seguir!
Parabêns pelo Blog e sucesso para ti!

Se quiser me fazer uma visita no meu Blog,será muito bem vinda e se quiser seguir,sinta-se em casa,sua presença será muito importante!
Beijinhos!

http://umamulherbemvestida.blogspot.com

Babalu disse...

Hummm que belo bolinho! As crianças estão sempre a surpreender-nos... :)

maria disse...

Tem muito bom aspecto.
Parece que fica húmido.
Qual o tamanho da chávena que usa?

maria disse...

Qual o tamanho da chavena?

disse...

Maria, ela usou uma chávena de leite que deve ter cerca de 200 ml

Maggie disse...

Deve ficar bem bom. :D