Publicada por
Jú
| quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
7
comentários
Ingredientes: 5 a 6 febras de porco 1 cerveja 2 folhas de louro 5 a 6 dentes de alho 1 fio de azeite 1 pitada de vinagre balsâmico Sal q.b. Pimenta preta q.b 2 latas de cogumelos laminados
1. Tempere as febras com sal, a pimenta, as folhas de louro partidas, o azeite, o vinagre, os dentes de alho laminados e a cerveja. 2. Deixe marinar, pelo menos, 1 hora. 3. Numa frigideira larga coloque um fio de azeite (que cubra a frigideira toda) e vá fritando as febras com o lume reduzido (sem tapar). 4. Quando acabar de fritar as febras, verta o que restou da marinada na frigideira e adicione os cogumelos já escorridos e deixe cozinhar uns 5 minutos, mexendo ocasionalmente. 5. Sirva com arroz branco e batatas fritas.
Nota: Adoramos bifinhos com cogumelos! Fica aqui resgistada para não me esquecer para a próxima =D Nas fotos parece que são só cogumelos mas não se deixem enganar que as febras estão por baixo =D!
Publicada por
Jú
| quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
14
comentários
Ingredientes: 200 g de chocolate amargo 80 g de farinha 160 g de manteiga 160 g de açúcar 3 ovos 3 gemas
1. Junte os ovos, as gemas e o açúcar num tacho e leve-o ao lume baixo. O objectivo é derreter o açúcar e aquecer os ovos. Não deixe ferver. 2. Parta o chocolate em pedaços, adicione a manteiga em cubos e leve ao lume em banho maria até o chocolate e a manteiga se derreterem. 3. Deixe ambas as misturas arrefeceram. 4. Quando as misturas estiverem frias, coe a mistura dos ovos ao chocolate e envolva delicadamente. 5. Adicione a farinha peneirada. 6. Unte formas com manteiga e polvilhe-as com farinha. 7. Distribua o chocolate pelas formas sem encher demasiado (3/4). Reserve no frigorifico até ser preciso. 8. Pré-aqueça o forno a 280ºC. 9. Leve ao forno verificando a superfície, assim que o centro estiver quase unido retire do forno e coloque na arca para dar um choque térmico e parar de assar impedindo que o centro coza. 10. Sirva quente ou morno.
Nota: Nunca tinha provado um petit gateau... infelizmente (ou felizmente) não morro de amores por chocolate... pelo que esta sobremesa sabe imenso a chocolate... e é pouco doce... logo não é das minhas preferidas. Dividi a massa por 4 taças. Num dia cozi 2 que foi uma desgraça! O meu forno tem as suas manhas e eu esqueci-me que ele geralmente coze sempre a superfície primeiro e depois o fundo... pelo que quando a superfície estava quase unida e retirei o petit gateau do forno e o desenformei ele se desfez no prato =( No dia seguinte, coloquei o forno a cozer por baixo primeiro e depois é que alterei para o normal... assim já resultou... gostava que tivesse ficado menos cozido... mas não é fácil encontrar o ponto de equilíbrio =( Mas fiquei satisfeita mesmo assim =) A receita veio do site Culinária-Receitas - Mauro Rebelo, a receita foi testada pela Renata. A Renata diz que o professor dela diz que quanto mais tempo no frio estiverem antes de ir ao forno, maior a probabilidade de ficar com mais calda no centro.
Publicada por
Jú
| quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
13
comentários
Ingredientes da Massa: 175 g de farinha 2 g de sal 14 g de açúcar (1 colher de sopa) 113 g de margarina FRIA cortada em pedaços Água FRIA q.b.
Ingredientes do Creme: 50 g de amêndoas 1 colher de sopa de farinha 50 g de açúcar (ler nota) 40 g de margarina a temperatura ambiente 1 ovo grande 1/2 colher de chá de extracto de baunilha
Ingredientes do Recheio: 3 a 4 maçãs 2 colheres de sopa de açúcar (ler nota) Lascas de amêndoa q.b. 1 gema batida
Massa: 1. Na trituradora misture a farinha, o sal e o açúcar. 2. Adicione a margarina e triture até ficar com uma mistura "granulada". 3. Retire a mistura para uma taça e vá adicionando água, aos poucos, até obter uma massa suave, que não seja pegajosa. 4. Faça uma bola e embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico cerca de 1 hora ou até ficar firme.
Creme: 1. Na trituradora junte as amêndoas, o açúcar e a farinha até as amêndoas ficarem moídas. 2. Adicione os restantes ingredientes e processe até ficarem bem incorporados.
Montagem: 1. Ligue o forno a 190ºC. 2. Coloque a bola de massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e estenda a massa em forma de círculo com cerca de 30 cm. 3. Forre um tabuleiro com papel vegetal e transfira a massa estendida para o tabuleiro. 4. Espalhe o creme sobre a massa evitando as bordas (+/- 5 cm). 5. Descasque as maçãs, tire os caroços e corte-as em fatias de mais ou menos 1 cm. 6. Coloque-as por cima do creme. Aqui você pode coloca-las direitinhas ou colocá-las todas "ao monte", mas evitando as bordas. 7. Dobre as bordas da massa para cima das maçãs e pincele com a gema de ovo. 8. Espalhe o açúcar por cima das maçãs (e das bordas) e algumas lascas de amêndoas. 9. Leve ao forno até a massa ficar dourada e a maçã tenra (cerca de 35 a 50 minutos dependendo das maçãs utilizadas). 10. Retire do forno e delicie-se morna ou fria, com ou sem canela polvilhada!
Nota: Adoro tartes de maçãs e encontrei esta receita no site Joy of Baking que inclui um vídeo na confecção da receita e babei-me... decidi fazê-la no mesmo dia! A tarte ficar divina mas achei que precisava de mais um pouco de açúcar... MAS se você for uma pessoas habituada a pouco açúcar, decerto que estará boa para si.
Publicada por
Jú
| sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
13
comentários
Ingredientes: 300 de farinha 120 g de açúcar 100 g de margarina em temperatura ambiente 1 ovo 1 laranja (raspa e sumo)
1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Junte a farinha com o açúcar e a margarina cortada em cubos. 3. Amasse com as suas mãos até ficar com um granulado. 4. Junte depois a raspa e o sumo da laranja e o ovo. 5. Amasse bem com as mãos. Se a massa ficar muito pegajosa, junte mais farinha. Se ficar muito seca adicione outro ovo ou mais sumo. 6. Dê forma aos seus biscoitos e leve ao forno até começarem a ficar dourados.Quanto mais dourados mais estaladiços.
Nota: Ultimamente só tenho pensado nos biscoitos de laranja que eu costumava comprar no Ulmar quando trabalhava em Leira... Acho que fiquei aguada... acabei por pesquisar na net por uma receitinha e acabei por encontrar no blogue O Mundo da Princesa Su uma que me agradou! E, em termos de sabor, são iguaizinhos aos do Ulmar!!! Que bom!!! Que sorte!! Fiquei tão contente! =) Delícia!
Tratam-me por Jú, tenho 30 anos e moro no concelho de Pombal.
Enquanto vivi em casa dos meus pais sempre me recusei a aprender a cozinhar... (o meu pai é muito crítico e não dos construtivos)... quando fui viver com o meu xuxu aí sim, parti à descoberta de um novo mundo para mim! Entre tachos e formas... prefiro as formas =)
Decidi criar este blog porque sou extremamente esquecida... e nunca sei onde está "aquela receita"... portanto é como se fosse o meu livro de receias pessoal.
Também criei este blog no sentido de me incentivar a fazer novas receitas.
Espero que gostem do meu cantinho de culinária... e a quem o visite (mesmo sem deixar comentários) o meu muito obrigada.