quarta-feira, 3 de junho de 2009

Papas da Avó



























Ingredientes:
1 chávena de chá de café da púcara (cevada)
1 pão pequeno do dia anterior
Açúcar q.b.

1. Faça o café da púcara e coloque-o numa tigela de cereais.
2. Misture o açúcar a seu gosto.
3. Parta o pão em pedaços, relativamente, pequenos e junte ao café.
4. É só papar.

Nota: Eu acredito que esta receita vos deixe a pensar «o que é isto! que horror»... mas não tem importância... porque de facto este é um dos meus lanches favoritos... traz-me boas recordações da minha infância. Isto era o que a minha avó fazia para o lanche dos netos (não há leite em casa da minha avó)... isto era o lanche que a minha irmã sónia me fazia depois de um longo dia a apanhar pinhas... sabia tão bem... ainda me sabe bem...
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

17 comentários:

Cristina disse...

Horror não..não é que tenha provado..mas a minha avó também fazia umas misturas!! O que interessava é que come-se, uma vez estava doente chegou a fazer-me o creme de um bolo para que eu come-se apenas o bolo, pois não conseguia mastigar...desde a por no Nestum com mel..mais mel e manteiga..para a menina(moi) não enjoar...
Quem teve ou tem uma avó tem sempre histórias giras de cozinha..com muito mimo á mistura

Helena disse...

A minha avó tambem fazia umas papas deste género, mas incluia alem do café, do pão e do açúcar, um pouco de leite e pedacinhos de queijo. Era uma delícia, eu adorava aquilo. Ai que saudades.

Anónimo disse...

tambem a minha avo me fazia esta delicia com bocadinhos de queijo que maravilha estou atrabalhar e consigo sentir o sabor obrigada
(vai ser o meu jantar esta noite )

Verena disse...

Também lembro da minha avó e tias-avós faziam essa mistura e chamam de Sopa de Pão (com café com leite!).
Tempo bom!
Beijos!

Receitas da Piteca disse...

Bem bom amiga! Quem é que não gosta dessas sopinhas do tempo das nossas avós?!! :)
Bjcas.

Anónimo disse...

A minha fazia uma gemada com açúcar amarelo primeiro, depois o pão e o café quente por cima. Era de babar. Ainda hoje faço e penso sempre nela

ameixa seca disse...

Tchhh, eu também comia muito disso na casa dos meus avós :) A minha avó cozia pão e quando endurecia era assim que se aproveitava e era tão bom. Há anos que não como disso! Que bela recordação :)

Belinha disse...

adoro esta paparoca! comi mts vezes em miuda!ca em casa tb havia o habito de kdo se cozia o pão misturava-se miolo ainda kente com açucar,azeite e um pouco de mel...k saudades!:*

Ana Maria disse...

Tenho seguido o teu blog, apesar de nunca ter comentado.
Eu sou mais velha, mas tambem adorei essas misturas. Comia muitas vezes estas sopas mas com leite em vez de café. Leite quente com pedacinhos de pão e açucar por cima. Com café era de outro modo; uma caneca com café bem doce, papossecos (carcaças) com manteiga, que se partiam ao meio e se molhavam no café..... há séculos que não como disto. Boas recordações.
Ana Maria

sónia, mulher e mãe disse...

Obrigada por esta recordação dos sabores e paladares da infância ...
a minha avá fazia-nos muito isso!
Outra espécie de papas era com broa "migada" com leite a ferver e açúcar ... acho que já tenho jantar :)

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Que engraçado... na casa da minha avó havia leite..ela até tinha vacas mas eles não gostavam.. e o lanche deles era este.. e eu meti lá tantas vezes a colher...
são estas pequenas coisas que nos dão saudades da nossa infância.. tão simples, tão pura.. tão boa..
beijinhos

Vina disse...

Esse pitéu a mim só não me convence por ser feito com café que é coisa que eu detesto, mas se for com leite com chocolate vai lá vai!!! Até me lambuzava toda! Beijinhos e parabéns pelo blog. Tem comidinhas deliciosas!

Viviane disse...

Olá Jú

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que o Desastres Culinários será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

BomBokita disse...

Bem....confesso que fiquei com nostalgia dos tempos na casa das minhas avós!!! Uma delas faz uma marmelada tao boa que eu axava unica!! sempre que la ia so queria aquilo!! A outra faz essa mesma cevada....lembrei de qd era criança...lembrei q tudo era mais facil....lembrei o quanto eramos e somos felizes!!!

Obrigado Ju!! Só mesmo uma pessoa como tu simples e genuina para nos fazer recordar com simplicidade memorias escondidas mas mto intensas, a nossa infançia!!

BIGADA

PS: hj tou inspirada!!! XD LOL

Manuela © disse...

Ih!!! O meu avô é que adorava isto. Aqui chamamos de Sopas de Café :)

Soraya disse...

Bem, esta receita não me trás memórias nada boas. A minha avó costumava fazer-me isto para o pequeno almoço antes de ir para a escola e eu odiava. Um dia, depois de vomitar tudo, finalmente consegui que ela percebesse e parou com a tortura. Mas ainda hoje não consigo beber nada que tenha uma migalhinha sequer lá dentro. Tem de ser tudo bem coadinho pelo passador. Nem bolachas consigo molhar no leite.
Mas ao contrário desta receita, todas as outras que aqui tens são super-deliciosas. Já te adicionei à minha lista de blogs.
Parabéns.

Bella disse...

Na minha terra chamamos sopas :) Como muitas vezes ao pequeno almoço e adoro :P

Adorei o blog :)

Bjs.