Pages - Menu

Pages

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Pão de Ló da Quinta da Rabaçosa


Ingredientes:
12 ovos
1 + 1/2 caneca de açúcar
1 + 1/2 caneca de farinha
1/2 caneca de óleo
1/2 caneca de água quente

1. Ligue o forno a 180ºC.
2. Separe as gemas das claras.
3. Bata as claras em castelo adicionando 1/2 caneca de açúcar.
4. Bata as gemas com açúcar.
5. Adicione o óleo, a água quente e a farinha e misture tudo.
6. Envolva as claras no preparado anterior.
7. Verta a massa para 2 formas NÃO UNTADAS e leve ao forno entre 25 a 30 minutos.
8. Retire do forno e vire as formas sobre uma grelha e deixe ficar até arrefecer quase totalmente.
9. Ao desenformar, use uma faca para auxiliar (desenformam-se bem).


Nota: Nunca ouviu falar deste pão de ló? É normal... porque na verdade o nome original dele é Bolo das 3 Canecas! Explicava a D. Isabel que se chamava assim porque depois de sair do forno virava-se a forma sobre 3 canecas... mas isto era antes de existirem as "racks", grelhas o que lhe quiserem chamar... 
Na verdade eu poderia dar muitos nomes a este bolo... mas pão de ló teria de ser! O sabor é da família dos pães de ló. Poderia ter chamado Pão de Ló XXL, tive que separar a massa em 2 formas!!  Muita quantidade!!! 
Também poderia ser o Pão de Ló Espumoso ou Esponja, a textura é tão fofa que parece mesmo uma esponja... nada seco!! E assim se manteve por 3 dias!
Mas acabei por escolher Pão de Ló da Quinta da Rabaçosa, porque este ano eu fui passar férias na Quinta da Rabaçosa, em Mões... turismo rural... e pertinho da hora do lanche a D. Isabel apareceu com 2 grandes fatias deste "Bolo das 3 Canecas"... tão fo-fi-nho!! Adorei. Antes de me ir embora, pedi à D. Isabel a receita... ela lá procurou e eu fotografei-a... em casa vi que não estava bem completa... mas para bom entendedor, meia palavra basta ;)

5 comentários:


Agradeço muito sinceramente a quem, de facto, se esforça e deixa o comentário... o meu MUITO MUITO MUITO obrigada. =)

♥♥♥

PS - Tive de reforçar, novamente, a moderação... lamento.