Pages - Menu

Pages

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pernas de Frango Guisadas



























Ingredientes:

6 pernas de frango com coxa
25 cl de cerveja
2 colheres de sopa de massa de pimentão
2 colheres de sopa de polpa de tomate
3 dentes de alho
1 cenoura grande
1/2 courgette
1 lata de cogumelos laminados
1 lt de água
400 g de esparguete
1 knorr de galinha
1 cebola
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Azeite q.b.

1. Separe as coxas das pernas e tempere-as com sal e pimenta.
2. Descasque e pique a cebola, coloque-a num tacho largo juntamente com os dentes de alho ralados e refogue tudo num pouco de azeite.
3. Quando a cebola estiver a querer lourar adicione o knorr, a cenoura e a courgette cortada em cubos pequenos e os cogumelos escorridos e deixe cozinhar por uns minutos.
4. Adicione o frango e mexa um pouco para que todos os pedaços fiquem envolvidos no refogado.
5. Junte a massa de pimentão e a polpa de tomate, envolva novamente.
6. Regue com a cerveja e 1/2 litro de água quente.
7. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 30 minutos.
8. Findo este tempo vai reparar que vai precisar mais de molho, portanto adicione mais 1/2 de água quente aos poucos porque você poderá não precisar de adicionar a água toda e deixe cozinhar mais 10 a 15 minutos.
9. Neste tempo vai cozer o esparguete partido em água temperada com sal.
10. Após o esparguete cozido, retire o frango para um tabuleiro escorra o esparguete e adicione-o ao molho do frango, envolva muito bem para que absorva o sabor do frango...


























Nota: O que eu gosto muito no blogue da Sónia Meirinho é que grande partes das receitas dela são perfeitas para o dia-a-dia... Assim que eu vi este frango no blogue dela... bateram-me umas saudades... é que me lembrei de imediato do frango guisado da minha mãe, enquanto ainda éramos só nós os 5 à mesa e um presunto era sempre para mim e outro para o meu pai!
Agora os tempos são outros... Cada um tem a sua mesa e quando nos juntamos já não somos 5... mas 10!!
A Sónia usou peito de frango... mas eu adoro é presuntos!! Para além disso não tenho bimby (nem pretendo ter) portanto o processo da receita foi diferente.
É escusado dizer que estava maravilhoso... e aquela massa viscosa com bocadinhos de cenoura e cogumelos... divinal.
Receita para 5 pessoas ou até 6!

12 comentários:

  1. costumo fazer um frango assim muito parecido!
    sabe tão bem! ;)

    ResponderEliminar
  2. Um bom guisado sabe sempre bem e este é sem duvida um deles.
    Tal como tu também gosto imenso do blog da Sónia Meirinho e das suas receitas.
    Receitas práticas que podemos colocar em prática no nosso dia-a-dia.
    Estas coxinhas ficaram mesmo apetitosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu também amo coxas!!! Melhor carne não há!!! Mas olha que eu também não tenho a bimby, também é sempre de tacho e panela na mão:) Ficou óptimo!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. é um dos meus pratos preferidos!

    ResponderEliminar
  5. Belas pernocas as tuas Jú,gostei muito e faz mesmo lembrar o comer das nossas mães e avós ;o) bjokinhas

    ResponderEliminar
  6. Ainda ontem fiz frango assim parecido, fica muito bom.
    boa receita Jú :)

    ResponderEliminar
  7. Á quanto tempo Jú...tá tdo bem?
    Essas coxas é do melhor...gosto muito!!!
    beijokinhas!

    ResponderEliminar
  8. É um pratinho que eu adoro, com qualquer tipo de xixa! Sabe sempre bem. Ficaram óptimos os teus presuntos...ah ah ah!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que delícia...
    Aqui chamamos de coxas de frango.
    Abraços,Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. adoro frango guisado
    sabe tao bem
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Simmm aquela massinha dos nossos tempos....esta mesmo perfeita!!! A sonia tem receitas mto boas sim!!! adorei!

    ResponderEliminar


Agradeço muito sinceramente a quem, de facto, se esforça e deixa o comentário... o meu MUITO MUITO MUITO obrigada. =)

♥♥♥

PS - Tive de reforçar, novamente, a moderação... lamento.